Profissional Inovação em Comunicação/Economia Criativa
O Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa é o primeiro e único mestrado profissional em Comunicação no Centro-Oeste. Ele foi criado para atender à alta demanda existente na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.
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Conheça o programa
Informações
O Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa é o primeiro e único mestrado profissional em Comunicação no Centro-Oeste. Ele foi criado para atender à alta demanda existente na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.
Público-alvo
Profissionais de nível superior com formação em Comunicação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou áreas afins como: Educação, Administração, Ciência da Informação, Tecnologia da Informação, Direito, Economia, Contabilidade, Gestão Pública, Pedagogia e Licenciaturas que desejem aprimorar seus conhecimentos, repensar e intervir em sua realidade profissional por meio de pesquisa aplicada P&D, C&T.
Contexto
A revolução digital ocorrida nas últimas décadas, as constantes inovações tecnológicas às quais a cultura está sujeita e por meio das quais ela se recria forçam a transformação das estruturas de pensamento que fundamentam os modelos de organização social, cultural, econômicos e toda a criatividade subsequente. Sendo assim, levando em conta o contexto comunicacional, é preciso criar condições para a emergência do novo e do renovado. Isto é o que entendemos aqui por inovação comunicacional, diretamente ligada ao progresso tecnológico, mas não restrito a ele.
A relação dinâmica que se estabelece, conceitualmente e na prática, entre produção cultural e economia, é portadora de novas perspectivas para os futuros profissionais da Comunicação, envolvidos de maneira central na rede de agentes de uma lógica econômica que necessita se manter a serviço da humanidade e da cultura. Sendo assim, a presente área de concentração visa a trazer o suporte teórico, conceitual e metodológico à criatividade necessária em tempos de mutação social, cultural, tecnológica, educacional e econômica e abrir possibilidades de aplicação prática de propostas inovadoras, imprescindíveis aos processos comunicacionais do setor da economia criativa.
Modalidade Profissional
O mestrado profissional é uma modalidade que promove o necessário diálogo da Universidade com o mercado de trabalho e amplia as possibilidades de atuação profissional ao estimular a produção técnica aliada à produção intelectual em diversos segmentos ligados tanto à comunicação e às artes (publicidade, rádio e TV, audiovisual, fotografia, design, editoração, música, moda, poesia) quanto ao empreendedorismo, à governança e à gestão da comunicação nos setores público, privado e no terceiro setor. Um diploma de mestrado profissional tem a mesma validade que um mestrado acadêmico e permite, posteriormente, ingressar em um doutorado acadêmico ou profissional.
Reconhecimento
O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB é reconhecido com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que qualifica o curso com reconhecimento acadêmico. Tendo o mesmo nível de outros mestrados estatais do centro-oeste. E também é dos mestrados profissionais melhor qualificados no DF.
No mercado, já realizamos pesquisas com aluno em diversas organizações: Caixa, CGU, MPU, FNDE, CADE, Banco do Brasil, Ministério da Defesa, Correios (ECT), CNI, SEFAZ/DF, SEDF, Bancorbrás, CNBB, SBPT, UBEC, UnB, UCB, IFB, autônomos e empreendedores de diversos setores.
Pesquisa
O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB, por meio de seus docentes, desenvolve pesquisas que recebem apoio financeiro das agências de fomento nacionais e locais. Os mestrandos têm oportunidade de integrar as equipes de pesquisa e participar ativamente dos projetos ao longo de sua trajetória formativa.
Diferencial
No Mestrado Profissional, o estudante não fica limitado à apresentação de uma dissertação ao final do curso. Ele pode apresentar um produto criado e desenvolvido por ele como trabalho de conclusão.
Oferta e regime de aulas
Especialmente pensado para profissionais ocupados ao longo da semana, o curso tem oferta quinzenal aos fins de semana, com aulas às quintas (noturno), sextas (noturno) e sábado (diurno).
Área de Concentração
Tratar de inovação em Comunicação significa remeter-se a processos de criação do novo tanto quanto de renovação daquilo que se torna desgastado pelo efeito do tempo e já não mais adaptado à nova realidade. A revolução digital ocorrida nas últimas décadas, as constantes inovações tecnológicas às quais a cultura está sujeita e através das quais ela se recria, em um processo dinâmico aparentemente infindável, força a transformação das estruturas de pensamento que fundamentam os modelos de organização social, cultural, econômicos e toda a criatividade subsequente. Sendo assim, e levando em conta o contexto comunicacional, é preciso criar condições para a emergência do novo e do renovado. Isto é o que entendemos aqui por inovação comunicacional, diretamente ligado ao progresso tecnológico, mas não restrito a este. Trata-se de estruturas do pensamento e da sensibilidade, de modos de concepção e percepção, de modos de auto-reflexão e auto-avaliação que precisam ser despertados e podem impulsionar a realidade da própria Comunicação enquanto fenômeno, enquanto sistemas e processos e também enquanto área de atuação professional.
A relação dinâmica que ora se estabelece, conceitualmente e na prática, entre produção cultural e economia é portadora de novas perspectivas para os futuros profissionais da comunicação, envolvidos de maneira central na rede de agentes de uma lógica econômica que necessita se manter a serviço da humanidade e, consequentemente, da cultura. Sendo assim, a presente área de concentração visa a trazer o suporte teórico, conceitual e metodológico à criatividade necessária em tempos de mutação social, cultural, tecnológica, educacional e econômica e abrir possibilidades de aplicação prática de propostas inovadoras, imprescindíveis aos processos comunicacionais do setor da economia criativa.
Linhas de pesquisa
Estratégia e gestão comunicacional
Esta linha de pesquisa visa a investigar estratégias de empreendedorismo, governança e gestão da comunicação no campo da economia criativa propondo, desse modo, uma formação profissional a partir da gestão comunicacional de iniciativas da economia criativa (projetos culturais, design, gestão de negócios e produção nos setores das indústrias criativas ligados à comunicação em suas interfaces com as tecnologias, a educação e a cultura). Atividades como a publicidade e propaganda, o jornalismo e a gestão da comunicação integrada são estudadas no contexto dessas iniciativas. Considerando as interfaces da economia criativa com os demais setores da economia são pensadas estratégias de empreendedorismo, governança e gestão nos setores público, privado e no terceiro setor. Startups, economia virtual, captação de recursos, isenção fiscal, fundos, parcerias público-privadas, monetização e outras possibilidades são trabalhadas como processos contemporâneos de economia criativa.
Produção em audiovisual e mídias digitais
Esta linha de pesquisa visa a desenvolver projetos e metodologias de inovação tecnológica e criativa para a Comunicação e suas interações com o design, a arte, a educação e a cultura, atuando assim na formação de profissionais capacitados para a produção contemporânea de imagens e suas diversas aplicações em áreas e modelos midiáticos distintos. São pensados processos de produção criativa em audiovisual não apenas para mídias tradicionais como fotografia, cinema, TV e rádio, mas também práticas intermediais contemporâneas. Assim, os produtos variam desde a criação de videocasts, podcasts, webdocumentários, videoarte, ações em social media e games, até chegar a especificidades da produção como direção de fotografia, montagem, pós-produção, imagens geradas por computador, direção de arte. Estas produções podem ser aplicadas tanto a áreas específicas do meio cultural quanto a de outros setores (vídeos institucionais, campanhas publicitárias, ações transmídia, videoaulas), deixando o egresso pronto para atuar na imensa diversidade de afunilamentos destas competências.
Grupos de pesquisa
Estudos de conteúdos digitais transmidiáticos e interativos
Líder: prof. Alexandre Kieling
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1430198118898535
Grupo de Pesquisa em Inovação, Empreendedorismo e Comunicação
Líder: prof. Alberto Marques
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8628189591796847
Transdisciplinaridade e Criatividade
Líder: profa. Florence Dravet
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6491188397133553
Educação, mídia e públicos estratégicos
Líder: Robson Borges Dias
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2009878326200054
Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia
Líder: Prof. Victor Márcio Laus Reis Gomes
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/214925
Livros do Programa
Reflexões Sobre Método e Metodologias em Comunicação
Uma Experiência Colaborativa de Formação
Mensalidade Bruta: 24 x R$ 2.485,39*
Mensalidade com Desconto Comercial: 24 x R$ 2.162,29**
*O valor bruto da mensalidade sofrerá reajuste anual.
**Consulte condições com a equipe comercial.
Bolsas de Estudo
PNPD – Bolsa de estágio de Pós-Doutorado
A Universidade Católica de Brasília (UCB), por intermédio da Coordenação do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para concessão de bolsa de estágio de Pós-Doutorado, financiada pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Se você trabalha em uma organização, seja ela pública ou privada, procure se informar com o setor de Recursos Humanos se existe algum incentivo à formação de pessoas. Nosso Mestrado é avaliado com nota 4 pela Capes, nota mínima geralmente exigida pelas organizações para atribuição de bolsas funcionais.
Outra novidade é que a Universidade Católica de Brasília agora tem um programa de financiamento para a pós-graduação stricto sensu: o PRAVALER que permite que o estudante pague prestações mais leves a juros muito baixos. Informações com o Setor de Financiamento Estudantil no 3356 9117.
do Programa
Carreira
Linhas de Pesquisa
Orientação e acompanhamento
Infraestrutura
Corpo Docente
Qualidade Reconhecida
Dúvidas Frequentes
Mestrado: É um curso de pós-graduação stricto sensu, cujo objetivo é aprofundar a formação obtida na graduação, concedendo grau acadêmico. O curso tem duração mínima de um ano e, além do preparo da dissertação ou trabalho final, o candidato deve estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.
Doutorado: É um curso de pós-graduação stricto sensu que certifica a capacidade de uma pessoa para desenvolver pesquisas em uma determinada área da ciência. Os cursos devem ter a duração mínima de dois anos e, além do preparo da tese ou trabalho final, o candidato deverá estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.
As pós-graduações lato sensu compreendem programas de Especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Têm duração mínima de 360 horas. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso o aluno obterá grau acadêmico e diploma.
Para os alunos regulares, são cobradas parcelas fixas, com ajuste anual. Já os alunos especiais, que cursam disciplinas avulsas, pagam mensalidades fixadas semestralmente em edital próprio. A UCB conta com políticas de benefícios que são atualizadas a cada semestre. Consulte os descontos vigentes na página do curso pretendido.
Dúvidas diversas podem ser esclarecidas na Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e 3356-9016 ou pelo e-mail planejamentopos@ucb.br.
A relação de professores pode variar em cada ciclo acadêmico. Para saber mais sobre o corpo docente, consulte as informações no site ou entre em contato com a Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e 3356-9016 ou pelo e-mail planejamentopos@ucb.br.
documentos
de quem já faz parte do time
Eu venho de uma família humilde e meus pais me ensinaram que somente através da educação eu poderia mudar e ser alguém na vida. E a UCB me deu essa oportunidade... Hoje eu trabalho e faço mestrado na melhor Universidade particular de Brasília.
Designer e consultor em comunicação visual
