Diário de bordo da Operação Ártico

19/7/2023

O professor Marcelo Henrique Soller Ramada, do Programa de Pós-graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB, é um dos pesquisadores da primeira expedição brasileira no Círculo Polar Ártico. Para acompanhar essa jornada, está em produção um diário de bordo, com vídeos postados no Instagram da Católica de Brasília. Acompanhe!

Ramada está à frente do Projeto Briotech, e já participou de três viagens à Antártica para estudar os musgos nativos do continente gelado. A pesquisa identificou características bioquímicas nessas plantas com potencial para o desenvolvimento de lavouras resistentes a geadas e até mesmo para o tratamento de alguns tipos de câncer. A Operação Ártico é um complemento aos estudos realizados na Antártica e tem o objetivo de comparar os musgos presentes nos dois extremos da Terra em busca de novidades científicas.

A expedição é financiada pela Universidade Católica de Brasília, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MC-TI), via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelas universidades federais de Brasília e de Minas Gerais. Tem apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria Interministerial dos Recursos do Mar da Marinha do Brasil.