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Mestrado

Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa

O Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa é o primeiro e único mestrado profissional em Comunicação no Centro-Oeste. Ele foi criado para atender à alta demanda existente na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.

Edital AbertoTenho Interesse
Titulação
Mestrado
CAPES
Conceito 4
Turno
Noturno
Duração
4 Semestres
investimento
24x R$ 2.521,87**
Corpo Docente

Profissionais de excelência

Alexandre Schirmer Kieling

Doutor em Ciências da Comunicação

Clarissa Raquel Motter Dala Senta

Doutora em Comunicação

Ciro Inácio Marcondes

Doutor em Comunicação

Eliane Muniz Lacerda

Mestre em Comunicação

Florence Marie Dravet

Doutora em Didactologia das Línguas e Culturas

Gilberto Clovis Josemin

Doutor em Administração

Leandro de Bessa Oliveira

Doutor em Comunicação

Mário de Oliveira Braga Filho

Doutor em Educação

Robson Dias

Doutor em Comunicação
Vídeo

Conheça o programa

programa

Informações

Sobre
Pesquisa
Prática
Investimento
Matriz Curricular

O Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa é o primeiro e único mestrado profissional em Comunicação no Centro-Oeste. Ele foi criado para atender à alta demanda existente na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.

Público-alvo

Profissionais de nível superior com formação em Comunicação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou áreas afins como: Educação, Administração, Ciência da Informação, Tecnologia da Informação, Direito, Economia, Contabilidade, Gestão Pública, Pedagogia e Licenciaturas que desejem aprimorar seus conhecimentos, repensar e intervir em sua realidade profissional por meio de pesquisa aplicada P&D, C&T.

Contexto

Curso com quase 2 décadas de existência e voltado para a pesquisa aplicada com intervenção na realidade profissional do estudante. Formação de um perfil profissional-pesquisador que se utiliza da network, método e ferramentas científicas para estabelecer diálogo entre a academia e o mercado gerando renda e novas cadeias de valor na sua rotina de trabalho. Frequentemente, os egressos são convidados para serem recrutadores e desenvolvedores de pessoas, tendo em vista formação em pesquisa e docência que proveniente do curso. São frequentes estudantes da educação, T.I., sistema bancário, turismo, microempreendedores, gestão pública (executivo, legislativo e judiciário), além de ONGs.

Modalidade Profissional

O mestrado profissional é uma modalidade que promove o necessário diálogo da Universidade com o mercado de trabalho e amplia as possibilidades de atuação profissional ao estimular a produção técnica aliada à produção intelectual em diversos segmentos ligados tanto à comunicação e às artes (publicidade, rádio e TV, audiovisual, fotografia, design, editoração, música, moda, poesia) quanto ao empreendedorismo, à governança e à gestão nos setores público, privado e no terceiro setor.

Reconhecimento

O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB é reconhecido com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que qualifica o curso com reconhecimento acadêmico. Tendo o mesmo nível de outros mestrados estatais do centro-oeste. E também é dos mestrados profissionais melhor qualificados no DF.

No mercado, já realizamos pesquisas com aluno em diversas organizações: Caixa, CGU, MPU, FNDE, CADE, Banco do Brasil, Ministério da Defesa, Correios (ECT), CNI, SEFAZ/DF, SEDF, Bancorbrás, CNBB, SBPT, UBEC, UnB, UCB, IFB, autônomos e empreendedores de diversos setores.

Pesquisa

O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB, por meio de seus docentes, desenvolve pesquisas que recebem apoio financeiro das agências de fomento nacionais e regionais, servindo como base de políticas públicas e qualificação de debates no mercado e na gestão pública. Os mestrandos têm oportunidade de integrar as equipes de pesquisa e participar ativamente dos projetos ao longo de sua trajetória formativa

Diferencial

No Mestrado Profissional, o estudante não fica limitado à apresentação de uma dissertação ao final do curso. Ele pode apresentar um produto criado e desenvolvido por ele como trabalho de conclusão. É comum os alunos formarem com produção de aplicativos, jogos, gameficação de processos organizacionais, documentários, material didático, cursos, eventos, protótipos e inovações nas rotinas de trabalho.

Para a Capes (MEC), um diploma de mestrado profissional tem a mesma validade que um mestrado acadêmico e permite, posteriormente, ingressar em um doutorado acadêmico e/ou profissional.

Oferta e regime de aulas

Especialmente pensado para profissionais ocupados ao longo da semana, o curso tem oferta quinzenal, com aulas às quintas (noturno), às sextas (noturno) e aos sábados (diurno).

Área de Concentração

Tratar de inovação em Comunicação significa remeter-se a processos de criação do novo tanto quanto de renovação daquilo que se torna desgastado pelo efeito do tempo e já não mais adaptado à nova realidade. A revolução digital ocorrida nas últimas décadas, as constantes inovações tecnológicas às quais a cultura está sujeita e através das quais ela se recria, em um processo dinâmico aparentemente infindável, força a transformação das estruturas de pensamento que fundamentam os modelos de organização social, cultural, econômicos e toda a criatividade subsequente. Sendo assim, e levando em conta o contexto comunicacional, é preciso criar condições para a emergência do novo e do renovado. Isto é o que entendemos aqui por inovação comunicacional, diretamente ligado ao progresso tecnológico, mas não restrito a este. Trata-se de estruturas do pensamento e da sensibilidade, de modos de concepção e percepção, de modos de auto-reflexão e auto-avaliação que precisam ser despertados e podem impulsionar a realidade da própria Comunicação enquanto fenômeno, enquanto sistemas e processos e também enquanto área de atuação professional.

A relação dinâmica que ora se estabelece, conceitualmente e na prática, entre produção cultural e economia é portadora de novas perspectivas para os futuros profissionais da comunicação, envolvidos de maneira central na rede de agentes de uma lógica econômica que necessita se manter a serviço da humanidade e, consequentemente, da cultura. Sendo assim, a presente área de concentração visa a trazer o suporte teórico, conceitual e metodológico à criatividade necessária em tempos de mutação social, cultural, tecnológica, educacional e econômica e abrir possibilidades de aplicação prática de propostas inovadoras, imprescindíveis aos processos comunicacionais do setor da economia criativa.

Linhas de pesquisa

Estratégia e gestão comunicacional

Esta linha de pesquisa visa a investigar estratégias de empreendedorismo, governança e gestão da comunicação no campo da economia criativa propondo, desse modo, uma formação profissional a partir da gestão comunicacional de iniciativas da economia criativa (projetos culturais, design, gestão de negócios e produção nos setores das indústrias criativas ligados à comunicação em suas interfaces com as tecnologias, a educação e a cultura). Atividades como a publicidade e propaganda, o jornalismo e a gestão da comunicação integrada são estudadas no contexto dessas iniciativas. Considerando as interfaces da economia criativa com os demais setores da economia são pensadas estratégias de empreendedorismo, governança e gestão nos setores público, privado e no terceiro setor. Startups, economia virtual, captação de recursos, isenção fiscal, fundos, parcerias público-privadas, monetização e outras possibilidades são trabalhadas como processos contemporâneos de economia criativa.

Produção em audiovisual e mídias digitais

Esta linha de pesquisa visa a desenvolver projetos e metodologias de inovação tecnológica e criativa para a Comunicação e suas interações com o design, a arte, a educação e a cultura, atuando assim na formação de profissionais capacitados para a produção contemporânea de imagens e suas diversas aplicações em áreas e modelos midiáticos distintos. São pensados processos de produção criativa em audiovisual não apenas para mídias tradicionais como fotografia, cinema, TV e rádio, mas também práticas intermediais contemporâneas. Assim, os produtos variam desde a criação de videocasts, podcasts, webdocumentários, videoarte, ações em social media e games, até chegar a especificidades da produção como direção de fotografia, montagem, pós-produção, imagens geradas por computador, direção de arte. Estas produções podem ser aplicadas tanto a áreas específicas do meio cultural quanto a de outros setores (vídeos institucionais, campanhas publicitárias, ações transmídia, videoaulas), deixando o egresso pronto para atuar na imensa diversidade de afunilamentos destas competências.

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Grupos de pesquisa

Panorama da Economia Criativa
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Líder: Alexandre Kieling
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/795560

Transdisciplinaridade e Criatividade
Líder: Profa. Florence Dravet
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6491188397133553

Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação
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Líder: Robson Borges Dias
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2838034439891860

Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia
Líder: Prof. Victor Márcio Laus Reis Gomes
https://estrategialab.com.br/

Grupo de estudos em comunicação, imagem e cultura das marcas
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Líder: Leandro de Bessa Oliveira
http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf#

Grupo de Pesquisa Cultura Pop e Sociedade Contemporânea no Distrito Federal

Líder: Ciro Inácio Marcondes

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Livros do Programa

Reflexões Sobre Método e Metodologias em Comunicação
Uma Experiência Colaborativa de Formação

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‍Mensalidade Bruta: 24x R$ 2.898,71*  

Mensalidade com Desconto Comercial: 24x R$ 2.521,87**

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*Valores referentes ao ano de 2025.

**Consulte condições com a equipe comercial.

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Se você trabalha em uma organização, seja ela pública ou privada, procure se informar com o setor de Recursos Humanos se existe algum incentivo à formação de pessoas. Nosso Mestrado é avaliado com nota 4 pela Capes, nota mínima geralmente exigida pelas organizações para atribuição de bolsas funcionais.

Outra novidade é que a Universidade Católica de Brasília agora tem um programa de financiamento para a pós-graduação stricto sensu: o PRAVALER que permite que o estudante pague prestações mais leves a juros muito baixos. Informações com o Setor de Financiamento Estudantil no 3356 9117.

Confira a matriz do Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB.

Diferenciais

do Programa

Carreira

A titulação garante aos discentes uma maior gratificação na remuneração e melhor colocação profissional.

Linhas de Pesquisa

Cada programa possui linhas de pesquisas relevantes em torno das área de conhecimento a qual se dedicar a investigar e analisar.

Orientação e acompanhamento

Realizado por professores com produção acadêmica e científica nos mais respeitados periódicos nacionais e internacionais.

Infraestrutura

Acesso a uma infraestrutura completa: laboratórios, biblioteca, sala de estudos, estacionamento e toda estrutura da Católica.

Corpo Docente

Formado por professores, mestres e doutores, altamente qualificados com experiência em pesquisa e docência.

Qualidade Reconhecida

Programas de mestrado e doutorado com excelência reconhecida pelo Capes/MEC.
Nossa

Infraestrutura

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FAQ

Dúvidas Frequentes

Como funcionam os programas?

Mestrado: É um curso de pós-graduação stricto sensu, cujo objetivo é aprofundar a formação obtida na graduação, concedendo grau acadêmico. O curso tem duração mínima de um ano e, além do preparo da dissertação ou trabalho final, o candidato deve estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.

Doutorado: É um curso de pós-graduação stricto sensu que certifica a capacidade de uma pessoa para desenvolver pesquisas em uma determinada área da ciência. Os cursos devem ter a duração mínima de dois anos e, além do preparo da tese ou trabalho final, o candidato deverá estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.

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Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de Especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Têm duração mínima de 360 horas. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso o aluno obterá grau acadêmico e diploma.

Como funcionam os investimentos?

Para os alunos regulares, são cobradas parcelas fixas, com ajuste anual. Já os alunos especiais, que cursam disciplinas avulsas, pagam mensalidades fixadas semestralmente em edital próprio. A UCB conta com políticas de benefícios que são atualizadas a cada semestre. Consulte os descontos vigentes na página do curso pretendido.

Como sanar minhas dúvidas sobre os programas?

Dúvidas diversas podem ser esclarecidas na Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e (61)3356-9016 ou pelo e-mail strictosensu@ucb.br.

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Todos os professores estão confirmados?

A relação de professores pode variar em cada ciclo acadêmico. Para saber mais sobre o corpo docente, consulte as informações no site ou entre em contato com a Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e (61) 3356-9016 ou pelo e-mail strictosensu@ucb.br.

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Portaria de Benefícios

Portaria de Benefícios | Pós-Graduação nº 039

Edital

Edital nº 035/2025 | Processo Seletivo - Aluno Especial 2025/2

Outros

Grade Horária 2025/1

Outros

Grade Horária 2025/2

Edital

Edital nº 036/2025 | Processo Seletivo 2025.2

Outros

Resultado Final | Vagas Remanescentes | Edital Nº 02/2025 | 2025/1

Outros

Edital nº 009/2025 | Estágio Docência 2025

Edital

Edital nº 002 | Vagas Remanescentes | Processo Seletivo 2025/1

Outros

Resultado Final para Ingresso | Edital Nº 062/2024 | 2024/2

Edital

Edital nº 062/2024 | Processo Seletivo 2025

Outros

Resultado Final para Ingresso | Edital Nº 030/2024 | 2024/2

Outros

Epistemologia 2025/1

Edital

Edital nº 030/2024 | Processo Seletivo 2024/2

Outros

Regulamento Inovação em Comunicação/Economia Criativa

Outros

Proposta Pedagógica

Outros

Planejamento Estratégico

Outros

Ementas

Outros

Projeto de Autoavaliação

Outros

Manual de Orientações do Produto Final

Matriz Curricular

Matriz - Inovação em Comunicação e Economia Criativa

Outros

Regulamento Geral

Links

Importantes

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Bolsas de Pesquisa

Revista Comunicologia

Revista Esferas

Dissertações Defendidas

Interprogramas

Projetos de Pesquisa

experiência

de quem já faz parte do time

Ao entrar no mestrado, a primeira ideia que tinha era a de que mergulharia no mundo científico e me devolveria como pesquisadora. Isso realmente aconteceu e me sinto realizada por isso. Contudo, para mim, um dos pontos mais surpreendentes dessa caminhada foi ampliar meu autoconhecimento e crescer como ser humano. Hoje, vejo a vida e a sociedade por outros horizontes.

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Mestra em Inovação, Comunicação e Economia Criativa da UCB.

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Lorena Molter
Mestre em Comunicação

Decidi fazer mestrado é uma decisão difícil. Exige muita dedicação, tempo e dinheiro. O caminho é longo e tortuoso. Nesse percurso você é desafiado, questionado e chega ao seu limite. Mas, quando termina, é muito gratificante e, certamente, transformador. Sem dúvida alguma, no fim da jornada saímos profissionais melhores do que entramos. Eu recomendo!

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Mestra em Inovação, Comunicação e Economia Criativa da UCB.

‍

Rachel Porfirio
Mestre em Comunicação

Fazer mestrado sempre foi um sonho desde que terminei minha graduação, e hoje realizando esse desejo muita coisa mudou para mim. A forma como enxergo a construção do conhecimento, o processo de pesquisa e investigação, estou aprendendo muito!

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Estudante do Mestrado em Inovação, Comunicação e Economia Criativa da UCB.

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Marcela Rocha
Estudante do Mestrado

O mestrado ampliou minha visão de atuação profissional, trazendo-me mais consciência sobre as responsabilidades que assumimos no mundo do trabalho. E há uma continuidade a ser cumprida, no Doutorado, porque a pesquisa não se esgota nunca.

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‍Professora dos cursos de Comunicação e Design Visual da UCB.

Vania Balbino de Souza
Mestre em Comunicação
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