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Mestrado

Educação

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. O que se destaca é a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial.

Edital AbertoTenho Interesse
Titulação
Mestrado
CAPES
Conceito 4
Turno
Matutino | Vespertino
Duração
4 Semestres
investimento
24x R$ 2.130,55**
Corpo Docente

Profissionais de excelência

Renato de Oliveira Brito

Doutor em Educação

Gilvan C. C. de Araújo

Doutor em Geografia

Célio da Cunha

Doutor em Educação

Eduardo Amadeu Moresi

Doutorado em Ciência da Informação

Lúcio Gomes Dantas

Doutor em Educação

Pricila Kohls Santos

Doutora em Educação

Valdivina Alves Ferreira

Doutora em Educação

Valdoir Pedro Wathier

Doutor em Educação

Geraldo Caliman

Doutor em Educação

Jenerton Arlan Schütz

Doutor em Educação nas Ciências
Vídeo

Conheça o programa

programa

Informações

Sobre
Pesquisa
Prática
Investimento
Matriz Curricular

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. O que se destaca é a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial.

O Programa de Pós-Graduação em Educação definiu a sua centralidade tendo presente as diversas instâncias da gestão educacional e os diversos sujeitos da educação, principalmente aqueles segmentos historicamente deixados à margem da história do país, como também os distintos processos e metodologias educacionais, com destaque para as tecnologias da comunicação; e os projetos e políticas de educação, inseridos na conjuntura das mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional.

Com nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional e na formulação e análise de políticas públicas, em nível executivo, de assessoramento ou de consultoria.

As áreas de concentração são dinamizadas por três linhas de pesquisa: Política, Gestão e Avaliação da Educação; Processo Educacional e Formação de Professores; Educação, Tecnologia e Comunicação.

Processo Educacional e Formação de Professores

Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.

Política, Gestão e Avaliação da Educação

Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.

Educação, Tecnologia e Comunicação

Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.

O programa foi criado em 1994, começando suas atividades com o mestrado e, a partir de 2009, com o doutorado. Nesses 25 anos de atuação, formou-se 559 mestres e 70 doutores. Além dessa atuação específica, no Stricto Sensu houve um empenho no desenvolvimento de projetos de pesquisa, um envolvimento com o ensino graduado e com a extensão, no sentido de tornar o Programa uma referência no processo de ensino-aprendizagem e na responsabilidade social.

Em 2008, iniciou-se um trabalho de parceria interinstitucionais, principalmente, por meio da criação da Cátedra UNESCO: Educação, Juventude e Sociedade, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o trabalho com Crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial.  Em 2009, iniciou-se uma parceria de pesquisa sobre formação de professores com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) no contexto do programa PROCAD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Destaca-se, ainda, o processo de internacionalização do Programa, por meio da participação de uma rede de pesquisa, incluindo a Universidade do Minho (Portugal), Universidad Federico Vilarreal (Peru), University of Urbana, Champaign (USA) e Universidad del Valle (Colômbia), bem como pela participação do Fórum Internacional sobre Transdisciplinariedad y ecoformación en la práctica: Buscando la Innovación y Creatividad Docente. Também estão se desenvolvendo pesquisas na área de Pedagogia Social, em parceria com a Universidade de Siegen, Alemanha e Sanna Hyynänen, da Universidade de Tampere, Finlândia. Um trabalho intenso de internacionalização deu-se, ainda, com a Universidade de Alberta e de Ottawa, no Canadá, por meio de intercâmbio de professores e estudantes.

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Área de Concentração: EDUCAÇÃO

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, em nível de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. Entre esses pressupostos, sublinham-se a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial.

Desse modo, o Programa de Pós-Graduação em Educação definiu a sua centralidade tendo presente as diversas instâncias da gestão educacional e os diversos sujeitos da educação, principalmente aqueles segmentos historicamente deixados à margem da história do país; como também os distintos processos e metodologias educacionais, com destaque para as tecnologias da comunicação; e, os projetos e políticas de educação, inseridos na conjuntura das mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional.

A área de concentração é dinamizada, portanto, pelas três linhas de pesquisa: Processo Educacional e Formação de Professores; Política, Gestão e Avaliação da Educação; Educação, Tecnologia e Comunicação que se interpenetram pelo diálogo e estudos integrados, com o objetivo de proporcionar aos futuros mestres e doutores a competência indispensável para programar, desenvolver ou participar de ações e reflexões na área da educação.

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Linhas de pesquisa

PROCESSO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.

Docente: Prof. Dr. Geraldo Caliman
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação, Sociologia da Educação, com ênfase em Pedagogia Social, Educação Social, Exclusão Social, Prevenção da Violência, Sociologia do Desvio e da Delinquência, Delinquência Juvenil.

Docente: Prof. Dr. Gilvan Charles Cerqueira de Araújo
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Formação de professores, metodologia de pesquisa em educação, políticas públicas educacionais

Docente: Prof. Dr. Lúcio Gomes Dantas
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa:
Formação docente e práticas pedagógicas colaborativas na Educação Básica, Narrativas de vidas, pobreza e diversidade

Docente: Profa. Dra. Pricila Kohls dos Santos
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação Superior, Permanência Estudantil, Inclusão, Tecnologias Digitais

Docente: Prof. Dr. Renato de Oliveira Brito
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Gestão, Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade, Educação Comparada e Internacionalização.

Docente: Profa. Dra. Valdivina Alves Ferreira
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Informática Educativa.

Docente: Prof. Dr. Valdoir Pedro Wathier
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Políticas da educação básica, com ênfase no financiamento, formação docente, planejamento estratégico, construção colaborativa e inovação.

Docente: Prof. Dr. Tiago Zanquêta de Souza
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação Popular, nos seguintes temas: educação ambiental, extensão popular, avaliação, gestão e inclusão escolar, educação para as relações étnico-raciais, formação de educadores/as e educação em espaços não-escolares.

Docente: Prof. Dr. Jenerton Arlan Schütz
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Relação da Educação, Teorias Pedagógicas, Autoridade e Anterioridade Pedagógica, Especificidade da Escola, Escola Republicana, política e Infância.

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POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.

Docente: Prof. Dr. Celio da Cunha
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Política públicas de educação; Pensamento pedagógico e políticas de educação; Educação comparada; Educação superior.

Docente: Prof. Dr. Gilvan Charles Cerqueira de Araújo
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Formação de professores, metodologia de pesquisa em educação, políticas públicas educacionais

Docente: Prof. Dr. Lúcio Gomes Dantas
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Formação docente e práticas pedagógicas colaborativas na Educação Básica, Narrativas de vidas, pobreza e diversidade

Docente: Prof. Dr. Pedro Henrique Cavendish Schimmelpfeng
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Educação Ambiental e Educação, Tecnologia e Comunicação

‍Docente: Profa. Dra. Pricila Kohls dos Santos
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação Superior, Permanência Estudantil, Inclusão, Tecnologias Digitais

Docente: Profa. Dra. Valdivina Alves Ferreira
Credenciamento: Mestrado e Doutorado Temáticas de Pesquisa: Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Informática Educativa.

Docente: Prof. Dr. Valdoir Pedro Wathier
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Políticas da educação básica, com ênfase no financiamento, formação docente, planejamento estratégico, construção colaborativa e inovação.

Docente: Prof. Dr. Tiago Zanquêta de Souza
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação Popular, nos seguintes temas: educação ambiental, extensão popular, avaliação, gestão e inclusão escolar, educação para as relações étnico-raciais, formação de educadores/as e educação em espaços não-escolares.

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EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO

Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.

Docente: Prof. Dr. Eduardo Amadeu Dutra Moresi
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Mapeamento científico; panorama tecnológico; gestão do conhecimento; inteligência organizacional.

Docente: Profa. Dra. Florence Marie Dravet
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Imaginário; Criatividade; Imersão; Economia Criativa; Teorias da Complexidade; Transdisciplinaridade; Feminino; Interculturalidade; Epistemologia.

Docente: Prof. Dr. Geraldo Caliman
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação, Sociologia da Educação, com ênfase em Pedagogia Social, Educação Social, Exclusão Social, Prevenção da Violência, Sociologia do Desvio e da Delinquência, Delinquência Juvenil.

Docente: Profa. Dra. Pricila Kohls dos Santos
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação Superior, Permanência Estudantil, Inclusão, Tecnologias Digitais

Docente: Prof. Dr. Valdoir Pedro Wathier
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Políticas da educação básica, com ênfase no financiamento, formação docente, planejamento estratégico, construção colaborativa e inovação.

Docente: Prof. Dr. Jenerton Arlan Schütz
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Relação da Educação, Teorias Pedagógicas, Autoridade e Anterioridade Pedagógica, Especificidade da Escola, Escola Republicana, política e Infância.

Docente: Prof. Dr. Pedro Henrique Cavendish Schimmelpfeng
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Educação Ambiental e Educação, Tecnologia e Comunicação

Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB busca desenvolver de forma integrada a relação entre áreas de concentração, linhas de pesquisa, grupos, projetos e disciplinas. Os mestrandos e doutorandos do Programa normalmente se vinculam a esta estrutura com seus projetos individuais de pesquisa, que geralmente fazem parte de um projeto maior desenvolvido pelo orientador. Em outras palavras, cada docente do Programa coordena e/ou participa de um ou mais grupos de pesquisa Lattes, registrados no CNPq e participa e/ou coordena projetos de pesquisa, dos quais os seus orientandos participam desenvolvendo subprojetos, que se transformam em trabalhos publicados como artigos, livros, capítulos e trabalhos completos de anais de conferências nacionais e internacionais.

Muitas de nossas atividades de pesquisa possuem financiamento externo, de organismos nacionais e internacionais. Várias das atividades de pesquisa do Mestrado em Educação são desenvolvidas em parceria com universidades renomadas do Brasil e do exterior, além de instituições nacionais e internacionais. Entre nossas parcerias mais frequentes podem ser citadas a UNESCO, Universidade de Aveiro (Portugal), CNPq, FAP-DF, CAPES e Universidade de Barcelona, entre outros.

Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação: clique aqui
Artigos Publicados

Publicações realizadas por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação – UCB

Coletânea de Artigos do Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a cidadania, diversidade, direitos humanos e meio ambiente

Capa da Coletânea

- Anais do Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a cidadania, diversidade, direitos humanos e meio ambiente

- Capa dos anais

- Cultural and Pedagogical Inquiry - University of Alberta

- Journal of Contemporary Issues in Education - University of Alberta

ANPED

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB é associado institucional da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

- ANPED

- Carta Associado

Salas de aula e laboratórios

O Programa disponibiliza para seus alunos salas de aula amplas e confortáveis, equipadas com recursos tecnológicos variados, como computadores, projetor multimídia, reprodutores de DVDs, e outros. Além disso, cada professor do Programa possui a sua própria sala de trabalho, que também conta com estrutura tecnológica adequada ao desempenho de suas funções, como a preparação de aula, a produção acadêmica, atendimentos e orientações.

Temos também laboratórios de informática muito bem equipados, nos quais os alunos podem realizar pesquisas e escrever seus trabalhos acadêmicos.

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Mensalidade Bruta: 24 x R$ 3.043,65*  

Mensalidade com Desconto Comercial: 24 x R$ 2.130,55**

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‍*Valores referentes ao ano de 2025.

**Consulte condições com a equipe comercial.

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Bolsas de estudo

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O Mestrado em Educação, em parceria com a CAPES, costuma oferecer quatro bolsas de estudos para os alunos do Mestrado em Educação. Estas, à medida em que vão sendo disponibilizadas por estudantes concluintes do curso, são ofertadas para serem utilizadas por outros estudantes.

Bolsa de Pós-Doutorado (PNPD) – CAPES

A Universidade Católica de Brasília (UCB), por intermédio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE), torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para concessão de uma bolsa de estágio de Pós-Doutorado, financiada pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

  • Edital
  • Resultado

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Confira a matriz do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da UCB.

Diferenciais

do Programa

Carreira

A titulação garante aos discentes uma maior gratificação na remuneração e melhor colocação profissional.

Linhas de Pesquisa

Cada programa possui linhas de pesquisas relevantes em torno das área de conhecimento a qual se dedicar a investigar e analisar.

Orientação e acompanhamento

Realizado por professores com produção acadêmica e científica nos mais respeitados periódicos nacionais e internacionais.

Infraestrutura

Acesso a uma infraestrutura completa: laboratórios, biblioteca, sala de estudos, estacionamento e toda estrutura da Católica.

Corpo Docente

Formado por professores, mestres e doutores, altamente qualificados com experiência em pesquisa e docência.

Qualidade Reconhecida

Programas de mestrado e doutorado com excelência reconhecida pelo Capes/MEC.
Nossa

Infraestrutura

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FAQ

Dúvidas Frequentes

Como funcionam os programas?

Mestrado: É um curso de pós-graduação stricto sensu, cujo objetivo é aprofundar a formação obtida na graduação, concedendo grau acadêmico. O curso tem duração mínima de um ano e, além do preparo da dissertação ou trabalho final, o candidato deve estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.

Doutorado: É um curso de pós-graduação stricto sensu que certifica a capacidade de uma pessoa para desenvolver pesquisas em uma determinada área da ciência. Os cursos devem ter a duração mínima de dois anos e, além do preparo da tese ou trabalho final, o candidato deverá estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.

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Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de Especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Têm duração mínima de 360 horas. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso o aluno obterá grau acadêmico e diploma.

Como funcionam os investimentos?

Para os alunos regulares, são cobradas parcelas fixas, com ajuste anual. Já os alunos especiais, que cursam disciplinas avulsas, pagam mensalidades fixadas semestralmente em edital próprio. A UCB conta com políticas de benefícios que são atualizadas a cada semestre. Consulte os descontos vigentes na página do curso pretendido.

Como sanar minhas dúvidas sobre os programas?

Dúvidas diversas podem ser esclarecidas na Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e (61)3356-9016 ou pelo e-mail strictosensu@ucb.br.

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Todos os professores estão confirmados?

A relação de professores pode variar em cada ciclo acadêmico. Para saber mais sobre o corpo docente, consulte as informações no site ou entre em contato com a Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e (61) 3356-9016 ou pelo e-mail strictosensu@ucb.br.

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Portaria de Benefícios | Pós-Graduação nº 039

Edital

Edital nº 035/2025 | Processo Seletivo - Aluno Especial 2025/2

Outros

Grade Horária 2025/2

Outros

Grade Horária 2025/1

Outros

Portaria nº 046/2025 | Comissão de Planejamento | 2025

Outros

Portaria nº 043/2025 | Comissão de Autoavaliação | 2025

Outros

Portaria nº 047/2025 | Comissão de Bolsas | 2025

Outros

Resultado | Concessão de Bolsa Pós-Doutorado | Edital Nº 020/2025 PROEXTPG

Outros

Resultado | Prova de Proficiência em Língua Estrangeira | 2025

Outros

Processo Seletivo Edital Nº 020/2025 PROEXTPG

Outros

Edital nº 009/2025 | Estágio Docência 2025

Outros

Resultado | Edital Nº 003/2024 | Pós-Doutorado PNPD Voluntário

Outros

Resultado Final | Ingresso 2025 | Mestrado

Outros

Epistemologia 2025/1

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Regulamento Educação

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