.avif)
Pedro Henrique Cavendish Schimmelpfeng
Doutor em Educação (UnB), Mestre em Zoologia (UnB), com MBA em Gestão de Negócios (IBMEC) e Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UniCEUB). Criou e geriu projetos educacionais em espaços não-formais integrados com ambientes virtuais, com apoio da FAP-DF e CNPq, resultando na criação de artigos e patentes. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua na elaboração de instrumentos psicométricos aplicados à educação, análise quantitativa de dados e projetos transversais na educação básica. Desenvolve pesquisas em formação docente e desafios da profissão, tecnologias no processo de ensino e aprendizagem e estudos exploratórios na gestão escolar.
CurrículoSobre o Professor
Disciplinas que ministra: Gestão Educacional: Direção e Coordenação Pedagógica e Seminários Avançados I - Gestão da Sala de Aula
Data de ingresso: 01/02/2025
Maior título acadêmico: Doutor em Educação
Linhas de pesquisa:
Processo Educacional e Formação de professores;
Educação, Tecnologia e Comunicação
Projetos de pesquisa:
CRIAÇÃO DE CAMPANHAS EDUCATIVAS RELACIONADAS AO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE
Linha de pesquisa: Educação, Tecnologia e Comunicação
A população sabe o que deve ser feito para combater o mosquito da Dengue, no entanto, insiste em não faze-lo. Mapear as principais barreiras psicológicas que impedem a manifestação de comportamentos ecológicos relacionados ao combate ao mosquito da Dengue pela população do Distrito Federal. Este projeto busca propor estratégias para derrubar essas barreiras, produzir materiais e estratégias educativas e contribuir para a diminuição do número de casos. Para isso, faz-se uso de ferramentas tecnológicas e de comunicação para alcançar toda a população do Distrito Federal.
ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Linha de pesquisa: Processo Educacional e Formação de Professores
A formação de docentes qualificados é uma demanda urgente para as próximas décadas, principalmente quando considera-se o declínio no número de profissionais sendo formados a cada ano e o aumento da insatisfação profissional. Este projeto busca compreender os principais desafios relacionados a formação docente no Brasil, considerando a progressão da carreira, propondo alternativas para o desenvolvimento da profissão.
Links Profissionais
E-mail: pedro.schimmelpfeng@p.ucb.br
Curriculo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8936767716689579