Lato Sensu e Stricto Sensu: quais as diferenças?

14/4/2023

Uma das primeiras dúvidas que surgem quando se começa a busca por uma pós-graduação é: “Que tipo de curso é ideal para mim?”. Não é muito difícil escolher a área de estudo e atuação, mas aquelas duas famosas expressões em latim, Lato Sensu e Stricto Sensu, confundem até mesmo os alunos mais bem informados.

Afinal, o alto nível de competitividade do mercado de trabalho não mente: quem almeja mais projeção na empresa em que trabalha, melhores posições e salários mais altos – ou, ainda, deseja empreender – tem de ir além da graduação.

O que levar em consideração?

É importante, em primeiro lugar, analisar seus objetivos com o curso e depois concluir se, de fato, seu perfil se encaixa na proposta da instituição. Durante esse caminho é preciso ter em mente que um curso Lato Sensu tem abrangência mais ampla, enquanto o Stricto Sensu é mais focado em especializações.

Lato Sensu

Se você já está inserido no mercado de trabalho e procura uma especialização para se aperfeiçoar e conquistar novos cargos, mudar de área de atuação ou adequar-se a uma nova posição, uma pós-graduação Lato Sensu é a melhor opção. A conclusão desse tipo de pós, que também pode ser um MBA, dá direito a um certificado.

Stricto Sensu

Se o objetivo for a área acadêmica, em iniciativas de pesquisa ou como professor universitário, o mais indicado é optar por cursos de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, ou seja, Stricto Sensu. Ao fim do curso, o aluno recebe um diploma.

Deve-se considerar, também, que uma pós Stricto Sensu exige mais dedicação. Afinal, é preciso atingir níveis de excelência acadêmica para acompanhar as exigências da Capes e da instituição de ensino superior que oferece as disciplinas. É fundamental ter tempo para a dedicação, sabendo que, às vezes, é difícil conciliar as demandas dos estudos com a jornada de trabalho. Portanto, o aluno deve levar esse tema em consideração e analisar se seu momento de vida é ideal para encarar essa empreitada.

A leitura esclareceu as diferenças entre pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu? E aí? Já sabe qual o melhor caminho para você? Conheça nossos programas de pós-graduação!