Mestrado profissional e mestrado acadêmico, qual a diferença?

11/4/2023

Você decidiu cursar uma pós-graduação do tipo Stricto Sensu? Se a resposta for sim, e sua opção for o mestrado, chegou a hora de decidir se realizará um mestrado profissional ou acadêmico. Mas qual a diferença entre eles?

Mestrado acadêmico

É o tipo de mestrado mais conhecido, em que o estudante realiza uma pesquisa sobre temas relevantes para a sociedade, descobrindo assim, novas teorias ou contestando teses que foram defendidas em outras pesquisas.

Nesse tipo de programa, além de estudar algumas disciplinas, com conteúdo aprofundado na área escolhida, o mestrando conta com a supervisão de um professor-orientador com doutorado, que é responsável por orientar a pesquisa.

Ao final dos estudos, este profissional, agora mestre, poderá atuar como professor em instituições de ensino técnico ou superior, ministrando aulas em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação lato sensu. Outra carreira possível é a atuação nas universidades como pesquisador, trabalhando em laboratórios e dando suporte para os estudantes, por exemplo.

Mestrado profissional

É uma modalidade mais recente, que atende às demandas do mercado de trabalho atual, buscando soluções para que as atividades sejam realizadas de formas mais eficientes e sustentáveis.

Da mesma forma que acontece com o mestrado acadêmico, nos programas do mestrado profissional, o estudante tem disciplinas obrigatórias e optativas e desenvolve uma pesquisa. Porém, os estudos realizados são mais voltados para o meio empresarial, ou seja, o pesquisador atua em empresas, fazendo pesquisas que visam atender os interesses dessas instituições.

Qual modalidade escolher?

Antes de tomar sua decisão, é importante que você saiba que o Ministério da Educação (MEC) faz as mesmas exigências para as instituições de ensino que oferecem programas de mestrado profissional e/ou mestrado acadêmico.

Não há diferenças significativas, nas duas modalidades, no que se refere à carga horária de estudos, estilo das aulas, metodologias de pesquisa, entre outros pontos.  O tempo de duração dos programas, normalmente, é de dois anos.

Em ambas, para tornar-se mestre o estudante precisa desenvolver uma dissertação com a sua pesquisa, apresentá-la em uma banca e ser aprovado por um conjunto de professores doutores.

Por isso, considere quais são os seus objetivos pessoais e a carreira profissional que deseja seguir e escolha o programa que pode trazer mais oportunidades.

Independentemente da modalidade escolhida, fazer um mestrado pode proporcionar uma série de vantagens para sua carreira.

Saiba mais! Conheça os programas do Stricto Sensu da Católica!