Medicina Veterinária: quantos anos de faculdade?

14/2/2023

Como qualquer outra formação da área de Ciências Biológicas, a faculdade de Veterinária exige anos de formação e dedicação do estudante. São momentos em que o graduando se volta totalmente à graduação, enfrentando não apenas provas, como atividades práticas, estágios curriculares e muitas outras atividades complementares.

Mas será que são quatro, quatro anos e meio ou cinco anos de curso de Veterinária?

Está na hora de entender mais sobre o curso de Veterinária! Entenda detalhes de cada ano da graduação e responda a sua principal dúvida — Medicina Veterinária: quantos anos de faculdade?

Entenda quantos anos dura a faculdade de Veterinária

Tornar-se um médico veterinário e começar uma carreira de sucesso na área clínica, preventiva, de saúde pública ou sanitária são tarefas que exigem um longo percurso de estudo e dedicação. Mais precisamente 5 anos, 10 períodos ou, se preferir, 4000 horas.

Parece muito tempo, mas para o estudante que se dedica à vivência da universidade, ele quase não é suficiente para tanta experiência. Além das aulas teóricas e atividades práticas em laboratório, o estudante também encara estágios e atividades complementares, ambos previstos na grade curricular da faculdade.

Saiba o que te aguarda em cada ano da faculdade de Veterinária

Já respondemos a sua principal dúvida: Medicina Veterinária, quantos anos de faculdade? Agora, confira um pouco do que você verá em cada um dos 5 anos de graduação em Medicina Veterinária.

O primeiro ano: a ambientação

O primeiro ano de graduação é o mais cheio de novidades. É também o mais desafiador, já que o estudante está ansioso pela vivência da profissão, mas se depara com disciplinas teóricas que parecem pouco ter a ver com as atividades desenvolvidas por um veterinário.

Elas, no entanto, são importantes para construir a sua base profissional. Como diagnosticar a doença de um cão, se você não sabe nada sobre os princípios da anatomia veterinária?

O segundo ano: entrando no mundo da Veterinária

Agora você deixa as matérias de anatomia e Biologia de lado para entrar no universo da veterinária. Você entenderá sobre a genética e reprodução veterinária, aprenderá sobre a cultura de animais e gestão rural. Também entenderá a importância do veterinário em atividades como vigilância em saúde e agronegócio.

O terceiro ano: aprendendo a diagnosticar

O quarto ano: intensificando da prática

É nesse momento que a prática em Veterinária se intensifica. O aluno aprende a diagnosticar animais por meio de aparelhos de imagem e a administrar medicamentos. A parte mais aguardada pelos estudantes, a de prática em clínica médica e cirurgia, também acontece no penúltimo ano da graduação.

O quinto ano: a conclusão do curso

Ao chegar aqui, você se dará conta de que parece uma eternidade desde que se perguntou pela primeira vez quantos anos tem a faculdade de Medicina Veterinária. Ao mesmo tempo, o tempo passou tão rápido que é difícil assimilar o quanto você já aprendeu e cresceu.

Nesse momento, você estará fazendo estágios profissionais, elaborando um projeto de conclusão de curso e realizando as últimas atividades complementares e disciplinas até a formatura.

Esses cinco anos de curso deverão ser bem aproveitados por você! Não deixe de aproveitar tudo o que a faculdade de Medicina Veterinária tem a oferecer, bem como o que há fora dela!

Agora conheça a estrutura e os diferenciais que o Unileste para que você  fala sua graduação  em Medicina Veterinária conosco.