Como é o curso de Engenharia de Software

14/2/2023

O Engenheiro de Software é o responsável por criar plataformas digitais, jogos, aplicativos e sistemas específicos, numa área que segue em grande crescimento no Brasil, gerando ótimas expectativas para os profissionais. Você tem interesse em atuar no campo? Conheça mais sobre a profissão e veja se o curso de Engenharia de Software é feito para você!

A profissão em Engenharia de Software

Os profissionais da área se dedicam a criar apps, jogos, plataformas digitais para atividades educacionais, sistemas embarcados e sistemas específicos, como os destinados às áreas médica e bancária.

Basicamente, o Engenheiro pode seguir os seguintes campos: em Desenvolvimento, ele cria aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, jogos e softwares. Em Gestão, faz o gerenciamento de negócios e projetos de empresas de computação e software.

O curso de graduação

Mesmo com tantas oportunidades de atuação, a carreira do Engenheiro de Software é cheia de desafios e exige grande capacitação. Por isso, o cuidado com a formação é essencial para chegar ao mercado com boas habilidades de programação e conhecimento técnico. Portanto, priorize uma graduação em Engenharia de Software que trabalhe com métodos ativos de aprendizagem e faça você colocar a mão na massa!

O curso de Engenharia de Software possui um desenho pedagógico centrado no estudante, com ênfase na interação qualitativa. A abordagem de conteúdos teóricos e práticos vai desde a especificação, análise, desenvolvimento, design, testes, manutenção até avaliação de software, abarcando todo o ciclo de vida do produto, essencial na formação do Engenheiro de Software.

No Unileste, o curso de Engenharia de Software está voltado à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação, desenvolvimento de sistemas, gestão de TI e outras áreas de conhecimento, necessárias à organização, produtividade e qualidade na engenharia de software. Confira os diferenciais do curso de Engenharia de Software do Unileste aqui.

Onde atuar

O mercado de trabalho para quem cursa ou já se formou em Engenharia de Software está em alta no Brasil. As micro e pequenas empresas, por conseguirem inovar mais facilmente, são as que geram mais oportunidades de trabalho. O bacharel também pode trabalhar em empresas públicas, na área de inovação em startups e em grandes companhias de tecnologia.

Quanto mais conhecimento, especializações e profundidade você tiver nas ferramentas de tecnologia disponíveis, maiores suas chances no mercado. Por isso, invista em uma boa especialização, como o curso de Engenharia de Software do Centro Universitário Católica do Leste de Minas, que oferece uma formação de alta qualidade alinhada com as novas demandas do mercado de trabalho!?

Fique por dentro de todas as novidades

Assine nossa Newsletter e receba em seu e-mail conteúdos exclusivos, notícias e oportunidades da nossa Universidade.

Obrigado! Em breve você será contactado.
Oops! Algo deu errado. Tente de novo!
...