Guia Rápido para você escolher seu curso superior!

14/2/2023

Poucas situações são tão difíceis na vida de um jovem quanto a escolha do curso superior. Além das inúmeras opções disponíveis de curso a escolher, o estudante ainda encara o dilema de decidir em um ano, ou menos, o que fazer ao longo de toda a sua vida profissional.

A tarefa é árdua, mas não impossível. O importante é que você considere cada variável antes de marcar a opção no vestibular, mas, ainda assim, sabendo que muitas outras escolhas estão por vir, que também influenciarão os rumos de sua carreira.

Neste guia rápido, reunimos 4 boas dicas de como escolher um curso superior. Não deixe de conferir!

1. Conheça bem seus gostos e afinidades

Todo mundo possui uma área com a qual tem mais afinidade na escola. Exatas, humanas, biológicas, por exemplo. Isso dá uma indicação daquilo que você gostará de cursar no futuro. Se acredita que não sabe, alguns testes de perfil de carreira online podem lhe ajudar nisso. Eles apontam o perfil de cada estudante, indicando as áreas que podem ser mais adequadas.

Escreve bem? As pessoas dizem que você tem uma boa capacidade de escutar o outro? É ótimo com os números? Esses são indícios da atividade que pode ser a sua profissão no futuro!

Converse com colegas e pergunte a eles quais acreditam ser suas habilidades, o que torna você diferente e especial. Anote todas essas informações, elas indicarão a área de interesse.

2. Faça uma lista de cursos para a área escolhida

Neste momento, você já deve saber qual área que mais lhe agrada e qual não tem chances de cursar. Talvez ainda esteja em dúvida entre duas delas - biológicas ou humanas - mas ainda há tempo para explorar melhor as opções.

Faça uma relação dos cursos que mais chamam a sua atenção dentro de determinada área de estudos. Se é o ramo de tecnologia que desperta seu interesse, pesquise sobre as profissões como Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Engenharia de Software, por exemplo.

3. Considere o mercado de trabalho, mas não só isso

É comum sentir-se inseguro diante de questões como empregabilidade, salário e mercado de trabalho. Afinal, você está escolhendo por investir tempo e dinheiro em uma carreira e espera que ela lhe traga retorno no futuro.

Mas temos uma novidade: as chances de você se dar bem em uma profissão que não gosta não são muitas. Você, provavelmente, fará suas tarefas com pouco capricho e empenho, terá menos motivação para estudar e se especializar. Assim, o ideal é que pese tanto seu interesse quanto as suas chances de desenvolver uma carreira rentável.

Sabendo disso, cheque em sites como o Catho as vagas disponíveis para sua cidade e estado, além de checar os salários de cargos relacionados ao seu curso superior.

4. Saiba mais sobre o cotidiano das profissões

Chegou a uma escolha que lhe parece mais atraente? Um dos momentos mais importantes é pesquisar sobre o cotidiano da profissão escolhida. No Youtube, existem alguns vídeos sobre o dia a dia de cada profissional, como o canal do Guia do Estudante.

Uma outra forma de tirar as dúvidas é conversando com pessoas formadas ou que estão em formação. Apenas não esqueça que o curso é um só, mas as profissões são inúmeras! Não limite o seu olhar.

Escolher a carreira a ser seguida não é algo fácil, mas não deve ser um tormento. Na internet, é possível encontrar muita informação que baseará sua escolha. Não deixe de conferir também quais faculdades em Tocantins oferecem os melhores cursos, comparando suas estruturas físicas e pedagógicas.

Esperamos que, agora, você saiba como escolher o seu curso superior! Se você gostou do artigo e acredita que ele pode ser útil para outras pessoas, compartilhe-o em suas redes sociais!