Bacharelado ou Licenciatura, qual a diferença?

14/2/2023

Se você está em busca de um curso que ofereça uma boa perspectiva profissional, já deve ter percebido que existem dois tipos de graduação: Bacharelado e Licenciatura. Antes de escolher uma dessas opções, é importante entender a diferença entre elas, pois isso fará toda a diferença na sua carreira.

Licenciatura

Quem escolhe a Licenciatura tem como objetivo ensinar o seu ofício. Com esse certificado, pode dar aulas sobre os temas do curso escolhido no nível do Ensino Fundamental e Médio. Um profissional que tem Licenciatura em Geografia, por exemplo, pode dar aulas em escolas da rede pública e privada. É por esse motivo que a maioria das licenciaturas tem relação com matérias encontradas na educação básica, como Pedagogia, História, Matemática, Física, Química, Ciências Biológicas, entre outras.

Atenção! Se você quer ser professor em faculdades ou universidades - ou seja, no Ensino Superior - precisa cursar uma pós-graduação. Profissionais com Mestrado ou Doutorado são os mais valorizados no mercado da educação.

Bacharelado

O Bacharelado forma profissionais focados no mercado de trabalho, ou seja, que desejam exercer ativamente a profissão escolhida. Por exemplo, o bacharel em Direito pode atuar como advogado, juiz, delegado, promotor, entre outras opções. O bacharel em Administração tem a área de atuação muito versátil e pode optar por um segmento em logística, comércio, comércio exterior, marketing, controladoria, finanças, produção, planejamento, entre outros. Assim, de acordo com suas habilidades, gostos pessoais e preferências, esse profissional terá diversas oportunidades de desempenhar sua profissão.

Está em dúvida?

Apesar da diferença entre as habilitações, as duas modalidades costumam ter uma grade curricular muito parecida nos primeiros semestres. Os alunos aprendem praticamente as mesmas coisas. Após um determinado tempo, eles optam por um caminho ou outro. Mas há também instituições em que o estudante precisa fazer a escolha antes da matrícula ou até mesmo do vestibular. Por isso, é importante prestar atenção na hora de selecionar seu curso.

No caso da licenciatura, os estudantes têm mais matérias ligadas à didática, psicologia e pedagogia. Por outro lado, os alunos do bacharelado terão mais disciplinas práticas. Alguns profissionais optam por ter as duas habilitações. Nesse caso, além das disciplinas do bacharelado, o estudante pode cursar as matérias da licenciatura. Há também quem decida ingressar novamente na faculdade, pedir dispensa das matérias do bacharelado que já foram feitas e cursar apenas as disciplinas da licenciatura.

E aí, bacharelado ou licenciatura, o que é ideal para você? Independente da sua escolha, no Unileste você tem a oportunidade de escolher uma das titulações (ou as duas!) em diversos cursos. Escolha fazer a diferença e esteja pronto para o futuro!