Faculdade, Centro Universitário e Universidade: qual a diferença entre eles?

7/7/2023

Entenda cada tipo de instituição de ensino superior e escolha a que melhor atende às suas necessidades e objetivos

Decidiu ingressar no Ensino Superior? Está em dúvida sobre qual instituição iniciar seus estudos?

Apresentaremos, a seguir, informações sobre as diferenças entre Faculdade, Centro Universitário e Universidade, para auxiliá-lo no processo de escolha.

A primeira impressão sobre essas instituições é que elas são semelhantes, entretanto, a distinção entre elas vai desde a infraestrutura, corpo docente, até a oferta de cursos e atividades extracurriculares. Por isso, é importante que os estudantes conheçam essas diferenças para escolher a instituição de ensino que melhor atende às suas necessidades e objetivos.

Conforme legislação vigente, compete ao Ministério da Educação (MEC) o credenciamento das Instituições de Ensino Superior, considerando a organização e respectivas prerrogativas acadêmicas. Elas são classificadas como:

Faculdade

Instituição é autorizada pelo MEC a ofertar cursos de graduação e pós-graduação, possui autonomia para criar e disponibilizar cursos de ensino superior, entretanto não dispõem da mesma estrutura organizacional e acadêmica que as universidades.

Uma faculdade pode ter vínculo com uma universidade, atuando como unidade de ensino dentro dela, pode ser independente, de maneira geral especializada numa área específica do conhecimento, oferecendo cursos, como por exemplo: Direito, Administração, Pedagogia, entre outros. Algumas faculdades também oferecem cursos técnicos e de ensino a distância.

É uma opção interessante para estudantes que desejam se especializar em uma determinada área, buscar formação acadêmica e profissional de qualidade.

Centro Universitário

Assim como a Faculdade, o Centro Universitário é uma instituição que oferece cursos de graduação e pós-graduação. Contudo, por ser mais complexo e abrangente, possui estrutura organizacional e acadêmica um pouco diferente, o que lhe permite criar e desenvolver novos cursos e ofertar também, atividades extracurriculares, projetos de pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento.

Os centros universitários são compostos por diversas faculdades e/ou escolas, cada uma delas dedicada a uma área específica do conhecimento. Por isso, é considerado uma ótima opção para quem está buscando uma formação acadêmica de qualidade e mais completa.

Universidade

A universidade, mais complexa das instituições de Ensino Superior, pode criar cursos sem autorização do Ministério da Educação (MEC) e deve, obrigatoriamente, oferecer atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Possui estrutura organizacional mais ampla e uma variedade maior de cursos e programas de estudo.

As universidades são compostas por diversas faculdades, escolas, institutos e centros de pesquisa de diversas áreas específicas do conhecimento. Desta forma, sua estrutura reúne em um mesmo espaço vários campos de estudo e possibilita uma formação ampla e interdisciplinar.

Outro diferencial dessas instituições é a realização de projetos e programas que buscam a solução de problemas sociais e o desenvolvimento da comunidade em que estão inseridos e do país. Assim, formam profissionais qualificados e capacitados para atuar em diversas áreas do mercado de trabalho, bem como contribuir para o avanço do conhecimento e da sociedade como um todo.

Por fim, podemos afirmar que as principais diferenças entre universidades, centros universitários e faculdades estão relacionadas à autonomia acadêmica e administrativa, à variedade de cursos oferecidos e à infraestrutura das instituições.

Agora que você já sabe as diferenças entre as instituições de Ensino Superior, que tal fazer visitar o Centro Universitário Católica do Tocantins - UniCatólica e conhecer infraestrutura, laboratórios, biblioteca, além dos diversos cursos ofertados.

Encontre uma das melhores faculdades em Palmas - TO!

CTA | PERFIL DE CARREIRA UNICATÓLICA