Conheça as diferenças entre Sistema de Informação e Ciência da Computação

20/10/2022

Até os candidatos mais bem informados confundem cursos em áreas de atuação afins. Por isso, o blog decidiu dar uma mãozinha para a galera de exatas: conheça as diferenças entre Sistema de Informação e Ciência da Computação.

Ciência da Computação

O curso tem fama de ser o preferido entre os universitários que optam pela área de tecnologia da informação. Essa graduação oferece conhecimento das técnicas e metodologias computacionais. O profissional sai da faculdade habilitado a automatizar processos e desenvolver soluções. Processamento de dados e de redes também estão na seara de atuação do cientista da computação.

O funcionamento da tecnologia dos computadores, do hardware ao software, é objeto de estudo da área, que procura entender como as informações são armazenadas e processadas no meio digital.

O mercado de trabalho, ao contrário da maioria das carreiras, vai muitíssimo bem, com grande número de vagas abertas em diversas empresas. É possível atuar desenvolvendo softwares ou resolvendo problemas-chave operacionais de redes de empresas, por exemplo. A área de segurança on-line, já que o comércio digital não para de crescer, também está sempre em busca de bons profissionais em seus quadros.

Sistema da Informação

O curso de Sistema da Informação visa formas de aplicar a computação dentro de organizações. Quem opta por esse bacharelado aprende a desenvolver sistemas voltados à administração de dados operacionais e a cuidar da manutenção desses sistemas.

O profissional pode trabalhar na área de tecnologia da informação de empresas, no desenvolvimento de aplicativos e softwares, na criação de sites ou ainda dar aulas para estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico.

Dá, ainda, para ingressar na carreira como tecnólogo. Em geral, esses cursos são focados em uma determinada área, como internet, segurança ou banco de dados. No entanto, as grades curriculares são muito semelhantes.

E aí? Conseguiu entender as diferenças e esclarecer dúvidas sobre as diferenças entre os cursos de Ciência da Computação e Sistema de Informação? Agora, basta escolher uma das carreiras e deslanchar -- as chances são muito grandes.