Como se preparar para o vestibular?

7/7/2023

Conheça seis dicas que vão auxiliar seus estudos

Vestibular é um processo que exige muito da vida dos estudantes, pois não basta apenas escolher entre as melhores faculdades ou optar pelo curso mais adequado a seu perfil. É preciso estudar muito para alcançar os objetivos, e saber fazer isso é fundamental.

Estar preparado para a maratona de provas é fundamental. Para quem faz cursinho ou escolheu estudar por conta própria, separamos oito dicas que colaboram para que o estudante tenha sucesso durante a rotina de estudos e nos exames.

1. Crie um cronograma de estudos

Organização é importante para estudar para o vestibular, e criar um cronograma de estudos após conhecer o conteúdo dos exames é a melhor dica. Determine dias específicos para estudar certas matérias e não esqueça de dedicar um tempo para ler as obras literárias requisitadas nas provas.

2. Estude um pouco todos os dias

Alguns dias, você vai estar empolgado e bem-disposto e em outros você pode estar um pouco mais desanimado e queira reduzir o ritmo. Por isso, é recomendado ter um mínimo de horas para se dedicar aos estudos do vestibular. Se atingir o mínimo, já está ótimo. Se conseguir ir além, melhor ainda!

3. Não tenha medo das matérias mais difíceis

Está cheio de energia? Então, dedique-se aos assuntos mais difíceis. Sem fugir do cronograma, use essa inspiração para tentar entender os assuntos que você tem mais dificuldade. Se a energia estiver baixa, escolha temas mais simples para ler. Lembre-se: estudar é um hábito, é preciso exercitá-lo sempre.

Você não precisa estudar sempre por apostilas e livros, tem hora que cansa muito ler no papel. Por isso, uma dica é acompanhar aulas disponíveis de canais com conteúdos para vestibulandos no YouTube. Os vídeos costumam ser mais leves e ajudam a ampliar o conhecimento ou até mesmo tirar dúvida de um assunto mais complicado em forma de entretenimento. Ah, não esqueça que também há aplicativos para estudar.

4. Pratique redação sempre

A redação costuma ter um grande peso pois é uma forma de avaliar se o estudante conhece a própria língua e possui um bom poder de argumentação. Treinar redação sobre assuntos diversos da atualidade é essencial para melhorar a escrita argumentativa e alcançar notas altas. Além disso, assimilar as melhores técnicas de redação e realmente sentir-se à vontade para escrever faz toda a diferença.

5. Fique atento às atualidades

Além de estudar história, geografia e entre outras matérias, sempre que possível, leia jornais e portais de notícias para ficar atualizado sobre os assuntos mais importantes do momento. Algumas questões das provas ou os tópicos das redações costumam abordar temas atuais.

6. Não esqueça da sua saúde

Às vezes os estudantes ficam tão focados em absorver os conteúdos que esquecem deles mesmos. De nada valerá a rotina de estudos se a saúde física e mental não estiverem em perfeito estado. A recomendação é criar pausas, usar o método pomodoro para estudar, fazer atividades físicas e se alimentar bem.

Com essas dicas, fica muito mais fácil se preparar para o vestibular de forma simples e organizada. Sem dúvidas, o aluno terá um excelente desempenho nos exames.