Profissões mais bem pagas: guia para escolher a sua área

8/5/2023

Em 2017, a taxa de desempregados atingiu o número de 13 milhões de brasileiros, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Um dado que assusta tanto aqueles que estão no mercado de trabalho quanto os que estão pensando em iniciar a carreira. Nesse cenário, a busca pelas profissões mais bem pagas, aumentou.

Apostamos que essa também é uma preocupação sua. Por isso, que tal saber quais são as profissões com melhores remunerações, oferecidas nas faculdades do Recife? Reunimos informações baseadas no Guia Salarial Robert Half, de 2017. Para saber mais, continue lendo este artigo!

Analista de Sistemas

O analista de sistemas é o profissional graduado pelo curso tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O profissional está apto a desenvolver projetos de softwares, da concepção a implantação. Além disso, o analista de sistemas pode desenvolver banco de dados e auxiliar a empresa na aquisição de soluções tecnológicas.

Segundo a pesquisa “O Mercado Brasileiro de Software e Serviços 2017”, o Brasil é o país que mais cresce no segmento, sendo aquele com maiores investimentos na América Latina. Isso reflete diretamente nos salários pagos à categoria, devido à alta demanda de profissionais qualificados. O salário desse profissional, de2016 para 2017, cresceu 0,7% e variou entre R$ 3.200 a R$ 12.000.

As maiores oportunidades estão nas empresas de soluções para mobile e web, em startups e no varejo.

Gestor Financeiro

Em cenários de crise, as empresas estão bastante atentas às suas contas. Uma forma de equilibrar as finanças e manter a sustentabilidade do negócio é contar com o profissional ideal para a administração financeira e a gestão de seus recursos patrimoniais: o gestor ou analista financeiro. O curso superior de Gestão Financeira dá essa formação ao estudante.

O profissional em pequenas e médias empresas tem um salário médio de R$ 4.626 que pode chegar até R$ 13.300. As maiores oportunidades estão nas áreas de agronegócio, de tecnologia, no setor farmacêutico e na indústria de beleza.

Gestor de Recursos Humanos

O gestor de Recursos Humanos é um profissional fundamental em qualquer tipo de organização, pois é o responsável por recrutar e desenvolver os talentos de uma empresa. Assim, a Gestão de RH tem ocupado uma posição estratégica diante da necessidade de diminuição de custos e do alto rendimento dos funcionários.

Um analista de Recursos Humanos de uma pequena ou média empresa pode ganhar até R$6.600, um valor 0,9% maior que o oferecido no ano anterior.

Os setores de energia, farmacêutico e as startups concentram grande parte das oportunidades.

Advogado

Existe, atualmente, uma demanda grande por advogados com perfis empreendedores. Os escritórios de advocacia, em especial, tem concentrado grande parte das demandas. A área de Direito é clássica e está entre melhores profissões para a construção de uma carreira.

Um advogado júnior de um escritório, da área consultivo tributário, é o mais bem remunerado, com um salário de R$ 8.000. Já nas demais empresas, o salário desse profissional, com formação generalista, chega a R$ 5.000.

Para a área, as melhores oportunidades estão concentradas nas áreas de Direito Tributário, Cível e Trabalhista.

As faculdades do Recife oferecem boas opções de curso para o estudante que quer aproveitar as chances do mercado. Assim, procure conhecer as melhores instituições de sua cidade e opte por instituições que sejam credenciadas e tenham qualidade reconhecida pelo Ministério da Educação.