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Mestrado

Profissional em Governança, Tecnologia e Inovação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação (MGTI), da Universidade Católica de Brasília (UCB), é um mestrado profissional que tem como público-alvo os profissionais que desejam aprimoramento em processos de Inteligência, Inovação e Gestão no contexto da transformação digital.

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Edital AbertoTenho Interesse
Titulação
Mestrado
CAPES
Conceito 4
Turno
Matutino | Vespertino
Duração
4 Semestres
investimento
24x R$ 2.521,87**
Corpo Docente

Profissionais de excelência

Ana Paula Bernardi da Silva

Doutora em Engenharia Elétrica

Hercules Antônio do Prado

Doutor em Ciência da Computação

Edilson Ferneda

Doutor em Ciência da Computação

Helga Cristina Hedler

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações

Matheus Silva de Paiva

Doutor em Economia

Remis Balaniuk

Doutor em Doctorat en Informatique et Automatique

Rosalvo Ermes Streit

Doutor em Administração

Eduardo Amadeu Moresi

Doutorado em Ciência da Informação

Paulo Fernando Marschner

Doutor em Administração

Thiago Christiano Silva

Doutor em Ciências Matemáticas e de Computação
Vídeo

Conheça o programa

programa

Informações

Sobre
Pesquisa
Prática
Investimento
Matriz Curricular

O Programa de Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação (MGTI), denominado anteriormente de Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, teve início em 1998. A sua criação ocorreu em decorrência do crescente volume de pesquisas e das experiências acumuladas com a oferta de cursos de especialização em Informática em anos anteriores. Decorridos os três primeiros anos de sua criação, que foram caracterizados por uma demanda de aproximadamente 80 candidatos/ano, majoritariamente gestores de Tecnologia da Informação (TI) dos setores público e privado, constatou-se a necessidade de expansão e reformulação da proposta inicial.

O reconhecimento da necessidade de reformulação da proposta inicial foi motivado pelos resultados encontrados nos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo corpo docente e discente, onde se constatou a importância crescente em investir no desenvolvimento e aplicação das tecnologias da inteligência computacional, assim como reconhecer o valor do conhecimento que é produzido dentro das instituições, na gestão das organizações, sejam elas públicas ou privadas. O resultado deste processo foi a criação, em 2001, do mestrado profissional de caráter interdisciplinar.

No final de 2017, em um cenário mais amplo e alinhado ao Plano de Desenvolvi- mento Institucional da Universidade Católica de Brasília, a instituição iniciou um debate interno visando um reposicionamento dos seus cursos de pós-graduação stricto sensu para que se alcançasse maior reconhecimento, competitividade e qualidade dos programas vigentes, assegurando por outro lado, maior sustentabilidade. Entre os resultados obtidos por essas discussões internas foi identificada a necessidade de ajustar o Projeto Pedagógico do Programa visando um novo direcionamento estratégico para o curso. Esses ajustes envolveram um novo alinhamento das linhas de pesquisa e até mesmo o nome do curso, de forma que refletisse melhor o seu novo posicionamento não somente em relação às questões acadêmicas, mas, sobretudo, com as questões profissionais relacionadas ao contexto de atuação dos nossos alunos e com os estados da arte e da prática em governança, tecnologia e inovação.

Em 2018, no seu aniversário de 20 anos, o Programa se alinhou às tendências da governança (corporativa e pública), bem como aos avanços dos instrumentos tecnológicos aplicados à Gestão e Negócios e às inovações nos campos público e privado. O nome do Programa foi alterado para Mestrado Profissional em Governança, Tecnologia e Inovação (MGTI), com a criação de 3 linhas de pesquisa:

(i) Gestão do Conhecimento Organizacional: Inteligência e Gestão Estratégica; (ii) Tecnologia da informação e suporte a decisão; e (iii) Governança e Inovação.

O Programa continuou focando na qualidade de seus docentes e incentivando seus discentes na produção de trabalhos que contribuam de forma efetiva com avanços no campo da pesquisa aplicada às soluções para o governo e o mercado. A interdisciplinaridade é muito presente no Programa, tanto no perfil discente quanto docente, formado por profissionais de áreas como tecnologia, psicologia, economia, sociologia e administração, o que enriquece o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa. O posicionamento dos docentes permitiu neste período uma crescente inserção dos discentes em atividades científicas com outras instituições e em órgãos públicos elevando a experimentação e o desenvolvimento nos campos profissional e acadêmico. As mudanças nas linhas de pesquisa e a revisão da matriz pedagógica, com a oferta de novas disciplinas, tais como Governança na Administração Pública e Privada, Gestão e Governança na Transformação Digital e Gestão de Riscos, são resultado da conexão entre teoria científica, prática acadêmica e campos de aplicabilidade profissional, o que exige o exercício de uma prática de integração entre pesquisadores com histórias e experiências acadêmicas e profissionais diversificadas. Isso implicou em discussões sobre as diferenças e similaridades entre metodologias e lógicas científicas oriundas das ciências humanas e das ciências exatas. As disciplinas de Inteligência Competitiva, Gestão Estratégica e do Conhecimento, Processo Decisório e Sistemas de Suporte à Decisão, Ciência de Dados, Machine Learning, entre outras oferecidas pelo Programa, se recriam continuamente na interação com disciplinas historicamente vinculadas à informática na medida em que a interatividade contribui para a introdução de mudanças e inovações (de natureza tecnológica ou não) nas empresas e órgãos públicos.

Essas mudanças significaram o início de um novo ciclo de demanda por formação especializada e uma ampliação dos campos de pesquisas e de aplicações. Isto pode ser observado nos projetos de pesquisa e extensão dos docentes e nas dissertações defendidas e produtos técnico-tecnológicos elaborados pelos discentes.

Missão, Visão e Valores

- Missão: Desenvolver pesquisa interdisciplinar aplicada, formar quadros de alto nível para a interrelação entre tecnologia da informação e gestão.

- Visão: Tornar-se, até 2030, centro de excelência interdisciplinar em governança e inovação.

- Valores: Compromisso com ética cristã, transformação social, responsabilidade, interdisciplinaridade e sustentabilidade.

Objetivos do Programa

- Desenvolver pesquisas aplicadas que integrem experiências profissionais e acadêmicas.

- Propor soluções para problemas complexos em gestão e governança pública e privada.

- Formar mestres com competências para atuar em ensino, extensão, pesquisa e gestão organizacional.

Perfil do Egresso

O perfil do egresso pode ser traduzido considerando as seguintes características:

a) Profissionais que estarão aptos para exercerem funções em cargos de gestão e governança, abordando os desafios de forma holística, com características interdisciplinares.

b) Aptos para enfrentar os desafios de gestão e governança advindos dos tempos de transformação digital;

c) Aptos para o delineamento e desenvolvimento de políticas públicas que contribuíram para a evolução da Administração Pública;

d) Habilitados para desenvolver pesquisas aplicadas;

e) Capacitados ativamente na elaboração, definição e acompanhamento de políticas públicas e sociais que afetem a sociedade brasileira, em especial nas regiões norte e nordeste, nas mais diversas formas;

f) No setor privado, os egressos podem atuar nas organizações utilizando ou desenvolvendo tecnologias e inovações para melhoria da governança e gestão, para melhorar o posicionamento estratégico da instituição e para conduzir a mesma em direção a um modelo de negócio atual;

g) As habilidades desenvolvidas permitirão aos egressos utilizar os conceitos da Transformação Digital como um diferencial estratégico de sustentabilidade e crescimento da organização na qual atua.

h) Em instituições de ensino superior, os egressos do Programa podem atuar como professores e pesquisadores, contribuindo para a expansão da formação acadêmica e o desenvolvimento de pesquisas científicas.

O MGTI se organiza em torno das seguintes linhas de pesquisa, vinculadas à Área de Concentração Governança e Tecnologia: (i) Conhecimento Organizacional: Inteligência e Gestão Estratégica, (ii) Tecnologia da Informação e Suporte à Decisão e (iii) Governança e Inovação.

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Estrutura acadêmica e eixos de pesquisa

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Área de Concentração Governança e Tecnologia

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Conhecimento Organizacional: Inteligência e Gestão Estratégica

Concentra-se nos desafios enfrentados por organizações em diferentes contextos sociais, econômicos, tecnológicos e ambientais. Explora a necessidade de competências que permitam a adaptação a mudanças sistêmicas e radicais de impacto global. Envolve inteligência organizacional para a antecipação de tendências, cenários e movimentos estratégicos, utilizando ferramentas como foresight e análise competitiva.

Essa linha propõe investigar soluções para fortalecer a tomada de decisão e a inovação, com ênfase na criação de redes de conhecimento e na gestão estratégica de relacionamentos, integrando valores humanos, sinergia e sistemas de alto desempenho. Seus focos de atuação incluem inteligência para suporte à decisão estratégica, estratégias organizacionais para inovação e adaptação às mudanças e a gestão com base no pensamento sistêmico. A produção intelectual e científica dessa linha enfatiza a superação de dificuldades relacionadas à tomada de decisão e à geração de conhecimento organizacional, frente ao excesso de dados e à falta de métodos eficazes para análise e compartilhamento. A proposta central é promover a inteligência organizacional através de abordagens prospectivas para antecipar tendências e cenários, fornecendo suporte às decisões estratégicas. Também são destacados os desafios relacionados à construção de estratégias que favoreçam a aprendizagem contínua, a sinergia entre atores e organizações, e a inovação sustentada em redes colaborativas. Com base em princípios como auto-organização e pensamento sistêmico, a pesquisa contribui para propor metodologias que aprimorem a gestão do conhecimento e a criação de valor.

Docentes Líderes da Linha 1 no Quadriênio Dr. Eduardo Amadeu Dutra Moresi, Dra. Helga Cristina Hedler, Dr. Fabrício Ziviani. Docentes que colaboram ou colaboraram na linha: Dra. Ana Paula Bernardi da Silva, Dr. Edilson Ferneda, Dr. Matheus Silva de Paiva e Dr. Thiago Christiano Silva.

Linha 2: Tecnologia da Informação e Suporte à Decisão

Destaca-se pela sua abordagem interdisciplinar voltada para o estudo e desenvolvimento de soluções que conectem a gestão organizacional com a transformação digital e a gestão do conhecimento. Explora tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, processamento de imagens, aprendizado de máquina e engenharia de software para atender às crescentes demandas das organizações por ferramentas mais eficientes e adaptativas. Reconhece a importância do trabalhador do conhecimento e busca integrar aspectos humanos e tecnológicos em projetos voltados à tomada de decisão e à criação de valor nas organizações. Seu escopo abrange temas como segurança da informação, trabalho colaborativo e qualidade de software, sempre alinhados às necessidades contemporâneas de inovação e governança. Com isso, o foco está em proporcionar avanços tanto no desenvolvimento de tecnologias quanto em práticas organizacionais que promovam aprendizado, colaboração e eficiência. A linha de pesquisa "Tecnologia da Informação e Suporte à Decisão" abrange diferentes frentes que combinam desenvolvimento teórico, aplicações práticas e disseminação de conhecimento. No campo científico e acadêmico, explora o uso de inteligência artificial, aprendizado de máquina e bibliometria, envolvendo a análise de dados complexos e a identificação de tendências emergentes que podem apoiar a tomada de decisão. No desenvolvimento tecnológico, a produção desta linha se destaca pela criação de plataformas e ferramentas que atendem às demandas organizacionais. Soluções baseadas em microsserviços foram projetadas para aplicações empresariais, além de sistemas de processamento de imagens e sinais que fortalecem a análise e interpretação de dados. Arquiteturas de software foram desenvolvidas para suportar processos de ideação em estudos prospectivos, enquanto sistemas de análise preditiva ofereceram novas possibilidades para a identificação de riscos e oportunidades em contratos e operações financeiras.

A linha investe na produção e disseminação do conhecimento em temas como pensamento computacional, segurança da informação e transformação digital, promovendo o aprendizado de conceitos e metodologias tecnológicas em ambientes educacionais e corporativos.

Docentes Líderes da Linha 2 no Quadriênio - Dr. Edilson Ferneda, Dr. Remis Balaniuk, Dr. Matheus Silva de Paiva, Dr. Paulo Marschner, Dr. Thiago Christiano Silva, Dr. Robson de Oliveira Albuquerque. Docentes que colaboram ou colaboraram na linha: Dr. Eduardo Amadeu Dutra Moresi, Dr. Hércules Antônio do Prado e Dr. Rosalvo Ermes Streit.

Linha 3: Governança e Inovação

Voltada ao estudo e desenvolvimento de estratégias, modelos e metodologias que aprimoram a governança corporativa e a inovação em organizações públicas e privadas. Além disso, a linha se dedica a trabalhar com a governança pública, desenvolvendo modelos, processos e produtos que fundamentem o aprimoramento de políticas públicas. Como governança pública entende-se o conjunto de mecanismos, processos, políticas, normas e práticas utilizadas para assegurar que o poder público exerça sua função de maneira eficiente, transparente, responsável e orientada ao interesse coletivo. Diferentemente da administração pública tradicional, a governança pública enfatiza a coordenação entre diferentes atores (governo, sociedade civil, setor privado e academia), a colaboração interinstitucional e a criação de valor público. Os pilares da governança pública são: transparência, responsabilidade, eficiência, eficácia, participação social e inovação.

A governança corporativa é compreendida como um conjunto de processos, políticas, leis e práticas que regulam a administração de organizações, envolvendo diversos stakeholders, como acionistas, conselhos administrativos, colaboradores, fornecedores, reguladores e a sociedade. Nesse contexto, a governança de Tecnologia da Informação (TI) se apresenta como um eixo estrutural, dada sua relevância na transformação digital, no suporte a decisões estratégicas e no gerenciamento de riscos. A inovação é tratada como um vetor estratégico para promover sustentabilidade organizacional em um ambiente de negócios dinâmico e competitivo.

As produções associadas a esta linha de pesquisa buscam evidenciar a importância da pesquisa aplicada em áreas como transformação digital, gestão de riscos, adaptação a regulamentações, digitalização/digitalização de processos e a inovação em gestão no setor público e privado.

Essa linha também promove o fortalecimento do vínculo entre a academia, governos, sociedade e o mercado, oferecendo soluções por meio das pesquisas científicas para desafios contemporâneos. Dessa forma, "Governança e Inovação" se posiciona como um campo interdisciplinar voltado para a construção de modelos sustentáveis e eficazes, contribuindo para o avanço das organizações e o desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa e tecnológica.

Docentes Líderes da Linha 3 no Quadriênio - Dra. Ana Paula Bernardi da Silva, Dr. Rosalvo Ermes Streit, Dr. Hércules Antônio do Prado, Dr. Gilberto Josemin e Dr. Antônio Isidro da Silva Filho. Docentes que colaboram ou colaboraram na linha: Dra. Helga Cristina Hedler, Dr. Remis Balaniuk, Dr. Paulo Marschner e Dr. Robson de Oliveira Albuquerque.

Estrutura Curricular

A essas linhas de pesquisa se vinculam as disciplinas obrigatórias e optativas descritas a seguir:

Disciplinas obrigatórias:

1. Epistemologia – 4 créditos – Transversal às 3 linhas

2. Gestão Estratégica e do Conhecimento – 4 créditos – Linha 1

3. Ciência de Dados – 4 créditos – Linha 2

4. Governança na Administração Pública e Privada – 4 créditos – Linha 3 Além de Orientação I, II, III e IV

Disciplinas optativas:

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Linha 1

1. Comportamento Cultura Organizacionais – 4 créditos

2. Inteligência Competitiva – 4 créditos

3. Economia do Conhecimento – 4 créditos

4. Tópicos Avançados em Governança, Tecnologia e Inovação I – 4 créditos

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Linha 2

5. Machine Learning – 4 créditos

6. Arquitetura da Informação – 4 créditos

7. Processos Decisórios e Sistemas de Suporte à Decisão – 4 créditos

8. Finanças Comportamentais e Tomada de Decisão – 4 créditos

9. Tópicos Avançados em Governança, Tecnologia e Inovação II – 4 créditos

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Linha 3

10. Gestão da Inovação – 4 créditos

11. Governança e Gestão na Transformação Digital – 4 créditos

12. Modelagem de Sistemas Complexos no Contexto da Governança – 4 créditos

13. Gestão de Riscos – 4 créditos

14. Dados Abertos e Governança – 4 créditos

15. Tópicos Avançados em Governança, Tecnologia e Inovação III – 4 créditos

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A carga horária total é de 480 horas (32 créditos), sendo 360h (24 créditos) em disciplinas obrigatórias e 120h (8 créditos) em disciplinas optativas.

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A UCB reconhece que o processo de aprendizagem extrapola o espaço tradicional da sala de aula, valorizando diferentes ambientes acadêmicos. Ainda assim, a sala de aula contemporânea permanece como um espaço estratégico, devendo incorporar conforto ambiental e recursos tecnológicos como internet e equipamentos audiovisuais.

A prática de construção do conhecimento no Mestrado Profissional em Governança, Tecnologia e Inovação da UCB se desenvolve em uma estrutura de salas inovativas e laboratórios concebidos para fomentar a interdisciplinaridade e a cocriação. Esses ambientes são adequados para pesquisa, compartilhamento de ideias, debates e atividades colaborativas, constituindo um diferencial consolidado ao longo dos 21 anos de trajetória do curso.

As metodologias de ensino se valem desta estrutura, promovendo maior engajamento de docentes e discentes e contribuindo para a elevação da qualidade do ensino.

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Mensalidade Bruta: 24 x R$ 2.898,71*

Mensalidade com Desconto Comercial: 24 x R$ 2.521,87**

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*Valores referentes ao ano de 2025.

**Consulte condições com a equipe comercial.

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Confira a matriz do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação da UCB.

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Diferenciais

do Programa

Carreira

A titulação garante aos discentes uma maior gratificação na remuneração e melhor colocação profissional.

Linhas de Pesquisa

Cada programa possui linhas de pesquisas relevantes em torno das área de conhecimento a qual se dedicar a investigar e analisar.

Orientação e acompanhamento

Realizado por professores com produção acadêmica e científica nos mais respeitados periódicos nacionais e internacionais.

Infraestrutura

Acesso a uma infraestrutura completa: laboratórios, biblioteca, sala de estudos, estacionamento e toda estrutura da Católica.

Corpo Docente

Formado por professores, mestres e doutores, altamente qualificados com experiência em pesquisa e docência.

Qualidade Reconhecida

Programas de mestrado e doutorado com excelência reconhecida pelo Capes/MEC.
Nossa

Infraestrutura

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FAQ

Dúvidas Frequentes

Como funcionam os programas?

Mestrado: É um curso de pós-graduação stricto sensu, cujo objetivo é aprofundar a formação obtida na graduação, concedendo grau acadêmico. O curso tem duração mínima de um ano e, além do preparo da dissertação ou trabalho final, o candidato deve estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.

Doutorado: É um curso de pós-graduação stricto sensu que certifica a capacidade de uma pessoa para desenvolver pesquisas em uma determinada área da ciência. Os cursos devem ter a duração mínima de dois anos e, além do preparo da tese ou trabalho final, o candidato deverá estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.

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Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de Especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Têm duração mínima de 360 horas. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso o aluno obterá grau acadêmico e diploma.

Como funcionam os investimentos?

Para os alunos regulares, são cobradas parcelas fixas, com ajuste anual. Já os alunos especiais, que cursam disciplinas avulsas, pagam mensalidades fixadas semestralmente em edital próprio. A UCB conta com políticas de benefícios que são atualizadas a cada semestre. Consulte os descontos vigentes na página do curso pretendido.

Como sanar minhas dúvidas sobre os programas?

Dúvidas diversas podem ser esclarecidas na Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e (61)3356-9016 ou pelo e-mail strictosensu@ucb.br.

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Todos os professores estão confirmados?

A relação de professores pode variar em cada ciclo acadêmico. Para saber mais sobre o corpo docente, consulte as informações no site ou entre em contato com a Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e (61) 3356-9016 ou pelo e-mail strictosensu@ucb.br.

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Grade Horária 2025.2

Edital

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Edital

Edital nº 026/2025 | Processo Seletivo 2025

Outros

Edital nº 082/2024| Resultado Final Atualizado 2025.1 | Vagas Remanescentes | Mestrado

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Edital nº 009/2025 | Estágio Docência 2025

Outros

Edital nº 082/2024 | Resultado Final 2025.1 | Vagas Remanescentes | Mestrado

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Edital nº 070/2024 | Resultado Final 2025.1 | Mestrado

Edital

Edital nº 070/2024 | Processo Seletivo 2025

Outros

Edital nº 026/2024 | Resultado 2024.2 | Mestrado

Edital

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Epistemologia 2025/1

Matriz Curricular

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O MGTI superou minhas expectativas ao oferecer não apenas conhecimentos técnicos, mas uma perspectiva multidisciplinar. Hoje, atuo em governança e inovação com uma percepção mais ampla, impulsionando minha carreira para patamares antes considerados inalcançáveis.

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