Você sabe o que é Zootecnia? Vem descobrir!

20/10/2022

Considerado um dos pilares da economia brasileira, o agronegócio tem especial importância na região do Tocantins, onde a criação animal contribui para impulsionar o desenvolvimento do Estado. Com isso, criam-se perspectivas promissoras para os profissionais que trabalham em propriedades rurais.

A demanda no mercado de um profissional capaz de atuar em diferentes segmentos da cadeia produtiva sinaliza e indica as diretrizes de sua formação e as potencialidades de sua inserção no mercado de trabalho em diferentes atuações previstas na sua capacitação.

No post de hoje, nós vamos contar a você o que é zootecnia, explicando quais são as principais atribuições desse bacharel, as perspectivas de atuação no mercado, além de informações sobre o curso.

O que é zootecnia?

A zootecnia é a ciência que se dedica a aumentar  ampliar a produtividade e a rentabilidade da criação de animais. Sua gama de responsabilidades é bastante ampla, já que ao final da graduação, o profissional é capaz de intervir em todas as etapas: da produção a comercialização

O Zootecnita atua em todos os setores da produção animal desde a nutrição, melhoramento genético, reprodução, sanidade até administração rural, respeitando o bem-estar animal, considerando a sustentabilidade econômica e ambiental da propriedade, levando ao consumidor produtos de origem animal com qualidade e biossegurança. É um profissional que atua ainda em biotecnologias como manipulação genética, marcadores moleculares, biotécnicas reprodutivas e nutricionais. Desenvolve pesquisas em instituições públicas ou privadas, gerando conhecimento e tecnologia, informando e implementando pelo ensino e extensão rural.

Por que o cenário é favorável no Tocantins?

A pecuária é uma das atividades que movimentam a economia do Tocantins: quando se trata de exportação, perde apenas para o volume de soja que é vendido para fora do Brasil.

Da sua fundação, em 1988, até 2013, o número de cabeças deu um salto significativo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: saltou de 4,2 para 8,2 milhões nesse período.

Com forte vocação para a pecuária de corte – a maior parte da carne originária do Estado é exportada – o Tocantins também se destaca pelo seu desempenho em outros segmentos, como a produção de leite.

Mesmo com tamanho potencial, há uma carência de profissionais qualificados, que estejam atentos a uma realidade caracterizada pela extrema concorrência entre os mercados, onde o zootecnista deve incorporar as inovações tecnológicas ao seu dia a dia para ampliar o potencial competitivo.

Que conteúdos você aprende na faculdade?

Ao se matricular no curso de de zootecnia da Centro Universitário Católica do Tocantins, em Palmas, o estudante, terá uma  organização curricular, onde os  processos de ensino e aprendizagem e as atividades práticas conduzam à formação de profissionais capacitados para atuarem no agronegócio, com uma postura técnica pró-ativa dentro de uma visão holística.

A matriz curricular é plural: disciplinas como, estatística e biofísica se juntam a noções sobre empreendedorismo, elaboração e análise de projetos agroindustriais, legislação, desenvolvimento sustentável e metodologia científica. Além das disciplinas profissionalizantes tais como Melhoramento genético animal, Nutrição de Monogástricos e Ruminantes, Bovinocultura de Corte e Leite, Caprinovinocultura, Suinocultura, Manejo e Conservação de Pastagem entre outras.  Ao término, ele poderá ocupar um cargo público, prestar assessoria e consultoria ou ainda atuar em empresas e propriedades privadas.