O que é agronomia e o que se estuda na graduação?

20/10/2022

A agronomia é uma carreira bastante promissora, mas que, muitas vezes, gera dúvidas nos estudantes quanto à área de atuação e reconhecimento no mercado de trabalho.

No post de hoje, nós vamos contar a você o que se estuda na graduação, além de várias outras curiosidades sobre o dia a dia de um agrônomo. Preste atenção às nossas dicas!

Descubra o que um agrônomo pode fazer

O agrônomo é o profissional responsável por garantir que rebanhos e plantações se desenvolvam de maneira saudável, implementando diversas ações de prevenção e combate à pragas e doenças.

Assim, faz parte de suas atribuições encabeçar campanhas de vacinação, adotar uma dieta balanceada para os animais, garantir que eles atinjam o peso ideal para o abate ou então tenham as características desejadas pelo pecuarista, por meio da manipulação genética.

Na lavoura, ele deve analisar as condições do solo e, adotar todas as medidas possíveis para minimizar as perdas na colheita, decorrentes das infestações por pragas ou oscilações da temperatura. Com o mesmo cuidado, também deve monitorar os processos de armazenamento e distribuição da safra.

Mas a sua atuação se restringe ao contato com a terra?

Como em qualquer outra atividade comercial, o objetivo de todo produtor rural é ampliar sua produção, sem que isso implique necessariamente num aumento de custos.

Por essa razão, o campo também vem se rendendo, gradativamente, aos benefícios da tecnologia. Por essa lógica, é um erro acreditar que a atuação do agrônomo está restrita ao contato com a terra.

Ele é o grande responsável por incorporar novas tecnologias à produção agropecuária, bem como gerir empresas do setor. Pode atuar tanto como contratado em uma fazenda produtora, quanto como consultor para empresas da indústria alimentícia.

Ele pode fazer diagnósticos de propriedades, rebanhos e lavouras, propondo melhorias que aliem ciência e tecnologia para maximizar os resultados dos produtores.

Outra possibilidade de atuação é nas salas de aula, formando outros profissionais para atuarem no mercado de trabalho.

O que se aprende durante a graduação, afinal?

De maneira geral, nos semestres iniciais dos cursos de agronomia, o foco é voltado para as disciplinas ligadas às ciências biológicas, como por exemplo, a própria biologia.

Em um segundo momento, entram em cena os conteúdos mais voltados ao campo propriamente dito, essenciais para quem atua com produção agrícola. Há também os cursos que oferecem noções de administração e gestão.

Ao receber seu diploma, o profissional será capaz de identificar os fatores que influenciam na qualidade dos solos, bem como participar de pesquisas em prol do melhoramento genético dos rebanhos. Isso sem menosprezar o fato de que você terá o conhecimento necessário para gerenciar todas as etapas da cadeia produtiva agrícola.