Mulheres na tecnologia: sete profissionais que são referência na área

8/5/2023

Estamos nos aproximando do Dia das Mães, e por isso, queremos celebrar as conquistas de mulheres em todo o mundo, reconhecer as (muitas) dificuldades que enfrentamos ainda hoje e a urgência da luta pela igualdade de gênero. Em um universo ainda muito dominado pelos homens, nós mulheres, somos destaques na tecnologia.

Fizemos uma lista com algumas das mulheres mais influentes no mundo da tecnologia. Conheça um pouco mais sobre a história de profissionais que romperam fronteiras, foram ou são visionárias, defensoras da mudança e do progresso.

Margaret Hamilton

A missão Apollo 11, que aconteceu em 1969, ficou conhecida em todo o mundo por levar Neil Armstrong e Buzz Aldrin para a Lua. O que muita gente ainda não sabe é que por trás do sucesso dessa missão está Margaret Hamilton. Ela esteve à frente da equipe de programação do software de orientação a bordo, necessário para navegar e pousar na Lua. E ela fez tudo isso enquanto criava sua filha.

Concluída a missão, ela continuou na Nasa, se tornou diretora de desenvolvimento de software da Apollo e chegou a ganhar o prêmio Nasa Exceptional Space Act Award. Depois, em 1986, fundou a Hamilton Technologies, da qual é CEO até hoje. A companhia fornece soluções de planejamento e engenharia de softwares para outras empresas.

Grace Hopper

Ela foi almirante e analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos. No final da década de 1940, trabalhou em Harvard como integrante da Reserva da Marinha e programou o computador Mark I, um dos primeiros do mundo. Depois, ajudou a desenvolver o UNIVAC I, o primeiro computador comercial. Ela criou a linguagem de programação Flow-Matic, a base para a origem do COBOL, que continua sendo usado em processamento de bancos de dados comerciais.

Karen Spärck Jones

As buscas que fazemos na internet trazem respostas em segundos graças ao trabalho de Karen Spärck Jones, que foi professora de computação na Universidade de Cambridge. Ela desenvolveu a Frequência Inversa de Termos (IDF, na sigla em inglês), uma medida estatística que analisa as palavras que mais aparecem nos textos, muito usada pelos mecanismos de pesquisa para mostrar a relevância dos temas para a busca. Além de receber prêmios, foi uma grande defensora da inclusão das mulheres na computação. Ela também pronunciou uma frase que ficou muito conhecida no ramo: “a computação é importante demais para ser deixada aos homens”.

Está gostando do conteúdo? Que tal seguir a inspiração dessas mulheres e cursar Ciências da Comunicação da Católica EaD. Acesse o portal e saiba mais sobre o curso!

Ada Lovelace

A inglesa Ada Byron King, ou condessa Lovelace, foi a primeira programadora de computação do mundo. Entre seus feitos, ela ajudou o colega Charles Baggage no desenvolvimento do primeiro modelo de computador. Além disso, nas suas anotações é possível encontrar o que teria sido o primeiro algoritmo a ser usado por uma máquina de computador. Então, se hoje você consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo no computador, agradeça e ela.

Virginia Rometty

Ginni, como é mais conhecida, é a atual CEO e Chairwoman da IBM, cargo que ocupa desde2012. Apesar de se aposentar este ano, ela continuará no conselho da empresa em que atua há 40 anos. Bacharel em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, ela também já trabalhou no General Motors Institute e entrou na IBM como engenheira de sistemas. Ao longo de sua carreira, foi incluída em vários rankings e alcançou o topo da lista de mulheres mais poderosas dos negócios, elaborada pela revista Fortune, em 2012.

Ursula Burns

CEO da Xerox, Ursula Burns é a primeira mulher negra a comandar uma corporação nos Estados Unidos. Formada em Engenharia Mecânica, ela iniciou sua trajetória na Xerox em 1980 como estagiária. Aos poucos, foi construindo sua carreira na empresa até ser nomeada CEO em 2009. Ursula também é ativista e foi nomeada pelo ex-presidente Barack Obama como vice-presidente do Conselho de Exportação do Presidente (principal comitê consultivo norteamericano de comércio internacional). Em 2014, foi eleita pela Forbes como a 22ª mulher mais poderosa do mundo.

Cristina Junqueira

Graduou-se em 2004 em engenharia de produção e emendou com o mestrado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Em 2007, foi selecionada para um MBA pela Kellogg School of Management, uma das principais escolas de Administração dos Estados Unidos. Retornou aos 24 anos e assumiu um cargo de liderança no Unibanco, como Superintendente de Negócios. Em 2013, fundou o Nubank enquanto dividia as tarefas da empresa com a maternidade. Hoje, é vice-presidente de uma das maiores fintechs do país e considerada uma das lideranças femininas mais importantes do Brasil.

Quer construir uma carreira de sucesso na área de tecnologia, assim como fizeram essas mulheres? Saiba, então, que o mercado de trabalho para especialistas em engenharia de software está em crescimento. Além da possibilidade de crescer, a área reserva bons salários aos profissionais.

Você pode investir, por exemplo, em um curso de Pós-graduação. A especialização oferecida pela Católica EAD permite que o estudante desenvolva uma visão interdisciplinar que favorece a integração de conhecimentos entre as áreas tecnológica e corporativa. Assim, é possível se destacar e aumentar as chances de crescer na carreira. Clique aqui e saiba mais detalhes sobre o curso.

Fique por dentro de todas as novidades

Assine nossa Newsletter e receba em seu e-mail conteúdos exclusivos, notícias e oportunidades da nossa Universidade.

Obrigado! Em breve você será contactado.
Oops! Algo deu errado. Tente de novo!
...