4 livros para quem pretende estudar segurança da informação

5/4/2023

A profissão de segurança da informação evolui constantemente, de acordo com o avanço da tecnologia, estudar e se atualizar sobre o assunto é muito importante para se manter no mercado de trabalho.

Por isso, se você pretende estudar segurança da informação é importante se destacar no mercado e adquirir cada vez mais conhecimentos que permitem ampliar a visão de carreira e aprofundar em assuntos específicos.

Neste artigo separamos uma lista com 4 livros que vão te ajudar a adquirir novos conhecimentos, e ampliar a perspectiva de possibilidades que envolvem esta área da tecnologia, acompanhe!

Contagem Regressiva até Zero Day

Autor e Editora: Kim Zetter - 2017 (Editora Brasport)

O livro descreve o funcionamento do malware Stuxnet e seu descobrimento. Também discute os aspectos táticos e estratégicos associados a esta que é considerada a primeira arma digital de guerra.

A obra retrata, de forma abrangente, o novo tipo de combate que o mundo poderá travar daqui pra frente. Ela mostra o desenvolvimento da guerra digital de hoje, revela o quão vulneráveis a códigos maliciosos, como o Stuxnet, estão os sistemas críticos e mostra o que pode acontecer no caso de ataques reais destes vírus. A tradução para o português é de um projeto da Clarvis, em parceria com CNPq, Finep eFAPERJ.

Guerra Cibernética: a próxima ameaça à segurança e o que fazer a respeito

Autor e Editora: Richard A. Clarke e Robert K. Knae - 2015 (Editora Brasport)

Primeiro livro sobre ciberguerra, a guerra do futuro, este título traz uma argumentação surpreendente e convincente sobre a necessidade de se considerar uma realidade o uso de armas cibernéticas, que devem ser consideradas nos planos de ações de Defesa Nacional.

Crimes Cibernéticos - Ameaças e procedimentos de investigação

Autor e Editora: 2ª edição - Emerson Wendt e Higor Vinicius Nogueira Jorge - 2012 (Editora Brasport)

Para quem pretende estudar segurança da informação, este livro apresenta um passo a passo para a investigação de crimes eletrônicos. Com uma linguagem bastante simples, garante acesso e entendimento para quem não tem muito conhecimento na área. Ele traz informações sobre um delito praticado em redes sociais, como Facebook e Instagram. A obra também trata da cooperação internacional entre Argentina, Bahamas, Espanha, Portugal, Itália, França e China para combater crimes eletrônicos.

Trilhas em Segurança da Informação: Caminhos e ideias para a proteção de dados

Autor e Editora: Carlos Cabral eWillian Caprino (organizadores) - 2015 (Editora Brasport)

Esta coletânea de artigos inéditos escritos por profissionais de destaque na área levou dois anos para ficar pronta. Nesta obra, você que pretende estudar segurança da informação vai encontrar ferramentas para entender a mecânica por trás das análises de risco e os métodos para estabelecer um programa de conscientização em segurança, bem como implementar um processo de segurança no desenvolvimento de software, noções de criptografia, entre outros conhecimentos. Além do conteúdo técnico, o livro traz as experiências e lições aprendidas por cada autor.

Iniciar os estudos com leitura inicial sobre a profissão ajuda a tomar a decisão correta na hora da matrícula, além de acumular conhecimentos que auxiliam durante a carreira.

No curso de segurança da informação da Católica EAD você possui um excelente grade que amplia o tema e capacita para o mercado de trabalho!

Fique por dentro de todas as novidades

Assine nossa Newsletter e receba em seu e-mail conteúdos exclusivos, notícias e oportunidades da nossa Universidade.

Obrigado! Em breve você será contactado.
Oops! Algo deu errado. Tente de novo!
...