10 dicas para estudar para o vestibular

17/10/2022

Para entrar em uma universidade e seguir a carreira dos sonhos é preciso se dedicar muito aos estudos. Não tem jeito! Afinal, a cada ano que passa, aumenta o número de concorrentes lutando pela mesma vaga. Pensando nisso, elencamos dez dicas para você estudar para o vestibular e conquistar de cara o seu lugar na universidade. Preparado para sair na frente? Então, anota aí!

1. Organize um cronograma de estudos

Não estude sem ter um planejamento prévio. Crie um plano de estudos e estabeleça dias e horários para cada tarefa, como revisar as matérias da semana, ler um livro, treinar redação, focar os pontos fracos, etc. Faça isso levando em conta os períodos em que você tem mais atenção para os estudos. Tenha disciplina e organização e não se perca no cronograma.

2. Identifique as suas dificuldades

Não oriente os estudos apenas para o que você mais gosta. Estudar para o vestibular exige um esforço maior no que você tem mais dificuldade. Então, identifique seus pontos fracos e dedique mais tempo ao que você sabe que demanda mais técnica e conhecimento. Não se esqueça de buscar uma quantidade maior de material de apoio para assimilar melhor as matérias.

3. Explore novas técnicas de estudo para o vestibular

Se apostilas e livros ficarem maçantes, que tal explorar diferentes técnicas de estudo? Pense em novos métodos, como flashcards para memorizar informações. Quizzes e Notas Online também podem ser boas alternativas.

4. Estude em grupo

Já pensou que estudar em grupo para o vestibular também pode ser uma ótima alternativa? Um colega pode ajudar em uma matéria que ele domina mais e todo mundo pode pensar junto para chegar a resoluções. Sem contar que quando explicamos e ensinamos algo também estamos treinando nossa memória. Mas, claro, é preciso ter disciplina para estudar em grupo. De nada adianta reunir a galera e perder o foco dos estudos.

5. Faça simulados

Fazer as provas dos vestibulares anteriores é uma excelente iniciativa para adquirir mais conhecimento sobre a abordagem das questões, assim como conquistar prática e segurança para a hora do vestibular de fato. Realizando as provas anteriores, também é possível identificar as maiores dificuldades e direcionar os estudos.

6. Entenda, não decore

Saiba que sua memória não é como a de um computador, que armazena tudo num piscar de olhos. Quem dera! Então, procure entender e assimilar de fato os conceitos que estudar, em vez de tentar decorar tudo. Fazer associações e escrever com suas próprias palavras ajuda muito nesse processo.

7. Treine a redação

A prova de redação pesa muito nas seleções de vestibular. Por isso, dedique-se ao treino da sua escrita. Confira os temas das redações dos vestibulares anteriores, escreva, argumente, escreva de novo. Não tenha preguiça, você só vai aprender redação escrevendo!

8. Mantenha-se atualizado

Por falar em redação, manter-se atualizado sobre tudo o que acontece no mundo é essencial para quem vai enfrentar o vestibular. Por isso, fique de olho nas principais notícias e atualidades, leia jornais, revistas e blogs para compreender alguns assuntos que possam cair nas provas, inclusive na redação.

9. Cuide da sua saúde

Ninguém consegue estudar direito se ficar doente. Então, não deixe de cuidar da sua saúde. Procure ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios ao ar livre. A combinação dos dois dará a você mais energia para estudar para o vestibular e fazer as provas.

10. Não deixe o lazer de lado

Certamente você já ouviu falar que “ninguém é de ferro”. E não é mesmo! Tudo que é exagerado pode virar um imenso problema. Então, não pense que estudar 18 horas por dia é a solução. Lembre-se de reservar algumas horas para o lazer, principalmente nos finais de semana. Aproveite as horas livres para relaxar e curtir com a família e os amigos.

Gostou das dicas para estudar para o vestibular que separamos para você? Quais delas você já costuma praticar? E o que ainda precisa colocar em prática?