Canal de Conduta Ética FICR

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Canal de Conduta Ética

Canal de Conduta Ética

Esse canal é uma ferramenta importante no fortalecimento da Transparência e Governança de nossa Instituição. Sua finalidade é receber manifestações de alta complexidade – denúncias – relacionadas a eventuais desvios de conduta ética.

Após a denúncia, você receberá um protocolo para acompanhar o status da manifestação. As denúncias serão recepcionadas e conduzidas pelos membros do Comitê de Ética,  garantindo isenção e sigilo nas tratativas.

  • Violência contra crianças e adolescentes
  • Violência contra a mulher
  • Crimes de internet
  • Violência contra pessoa com deficiência
  • Assédio moral
  • Racismo
  • Terrorismo
  • Violência sexual
    • Assédio Sexual
    • Estupro
    • Violência sexual mediante fraude
    • Importunação sexual
    • Registro não autorizado da intimidade sexual
    • Corrupção de menores

  • Estudantes
  • Colaboradores administrativos
  • Docentes
  • Familiares
  • Associadas
  • Sociedade em geral

O que é passível de denúncia?

As manifestações que indicam irregularidades e ferem o Código de Ética do Grupo UBEC e a legislação vigente.

Qual é o tempo de resposta à minha denúncia?

No momento do registro no Canal de Denúncias, o manifestante recebe um protocolo e poderá acompanhar o andamento da denúncia. O prazo para resposta é de até 10 dias úteis. Esse período pode ser prorrogado a depender da situação.

Qual é o fluxo de acolhimento e tratativas de uma denúncia?

As manifestações são recepcionadas e acompanhadas pelos membros do Comitê de Ética, garantindo isenção e sigilo nas tratativas. Os acordos e conclusões das manifestações são representadas no Conselho de Administração do Grupo UBEC.

Quais são os tipos de registro de denúncia?

Anônimo: quando o manifestante não informa para o Canal de Denúncias seu nome e contato (e-mail, telefone, etc.). No caso das manifestações anônimas, será adotada medida sumária de verificação de elementos acerca da veracidade da denúncia e, ficará a critério do Comitê de Ética, aceitar ou recusar a manifestação. A opção de registro anônimo não dará o direito de resposta ao manifestante.

Sigiloso: quando o manifestante informa para o Canal de Denúncias o seu nome e contato (e-mail, telefone, endereço, etc.), mas solicita sigilo da sua identidade nas demais instâncias. Será preservada a identidade e garantida a proteção, sempre que julgar necessário, independentemente de solicitação do manifestante, em obediência ao direito individual dos cidadãos e a inviolabilidade de sua intimidade.

Identificado: quando o manifestante informa o seu nome e contato (e-mail, telefone, endereço, etc.) e aguarda resposta/conclusão.

Qual é a diferença entre o Canal de Denúncias e a Ouvidoria?

O Canal de Denúncia é exclusivo para as questões de alta complexidade – denúncias – relacionadas a eventuais desvios de conduta ética. A Ouvidoria permanece com os atendimentos classificados de média e baixa complexidade – reclamações, solicitações, sugestões, críticas e elogios.

DENUNCIE OU ACOMPANHE O ANDAMENTO DE SUA MANIFESTAÇÃO

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