Sem tempo para estudar para o vestibular? Gerencie seu tempo

20/10/2022

Conquistar um diploma universitário é um sonho de muitos estudantes. Todavia, a jornada até a realização é longa e, sem qualquer exagero, requer muita dedicação.

O primeiro passo é conquistar a aprovação no processo seletivo. À primeira vista, essa é uma receita simples: basta estudar bastante, certo? Mas como fazer isso quando o tempo é escasso?

No post de hoje, nós vamos entregar a receita do sucesso. Se o seu objetivo é passar no vestibular em Palmas ou em qualquer outro lugar do país, basta prestar atenção às nossas dicas!

estudar

Gerencie o seu tempo

A maioria das pessoas que está no período preparatório para o vestibular não consegue se dedicar exclusivamente aos estudos. Muitos outros compromissos fazem parte de sua agenda diária: trabalhar, resolver assuntos domésticos, além de quaisquer outros imprevistos que possam aparecer.

Em um primeiro momento, conciliar tantas atividades pode até parecer uma missão impossível, mas acredite: tudo fica mais fácil quando você consegue se organizar. Uma dica eficiente, nesse sentido, é estruturar um cronograma com metas diárias.

É importante que você reserve parte do tempo que tem disponível para revisar os conteúdos: não importa se são os minutos finais do seu horário de almoço ou o tempo em que você está parado no congestionamento ou esperando pelo transporte coletivo.

Mantenha o foco

Essa é outra dica essencial: manter o foco. Isso significa que você deve estar totalmente concentrado na atividade que estiver fazendo.

Portanto, nada de querer tentar fazer mil coisas ao mesmo tempo: enquanto estiver no trabalho, concentre-se apenas em seus compromissos profissionais, em casa, na hora do estudo, os conteúdos passam a ser prioridade.

Outra providência importante é evitar distrações de qualquer natureza: desconecte-se das redes sociais, a menos que elas estejam sendo utilizadas como ferramenta de estudos.

Também peça a ajuda de sua família para não ser interrompido sem necessidade: o ideal é que sua presença seja requisitada apenas em situações realmente essenciais. Caso contrário, veja o que consegue adiar ou então delegue responsabilidades e peça a alguém para ir em seu lugar.

Organize sua rotina de estudos

Por fim, nós reiteramos a importância da organização: não deixe para se dedicar aos estudos apenas às vésperas do vestibular. É essencial que essa preparação se inicie com antecedência, até para amenizar a pressão típica desse período.

Uma sugestão é revisar os conteúdos que você tem mais dificuldade nos momentos em que você estiver com a cabeça mais tranquila. Porém, isso não significa que as disciplinas que você tem maior domínio devem ser deixadas de lado: é imprescindível não cometer erros bobos!

Por fim, utilize-se dos recursos tecnológicos para facilitar o aprendizado: assista a videoaulas, baixe materiais – pagos e gratuitos – e participe de simulados online para testar seus conhecimentos.

Viu só como é possível estudar para o vestibular mesmo tendo pouco tempo? O seu sucesso é apenas consequência da sua dedicação. Gostou das dicas? Compartilhe!