Relações Internacionais: como é a carreira diplomática

25/8/2022

Você sente que pode ir mais longe do que o mercado tradicional? Trabalhar tendo o mundo como limite? Gosta de viajar? De estudar idiomas? E de se relacionar com pessoas de outros países? Se a sua resposta for sim para estas perguntas, considere estudar Relações Internacionais. A carreira diplomática abre todo um leque de possibilidades para quem deseja ir, literalmente, longe. A gente explica

O profissional de relações internacionais trabalha analisando a conjuntura política, econômica e social, observando o que acontece em seu país e no exterior. Por isso tem condições de orientar governos e empresas, agir como um interlocutor ou negociador.

Em tempos de globalização, não para de crescer a demanda por esses trabalhadores, também chamados de internacionalistas. E isso envolve desde multinacionais até empresas de pequeno ou médio porte que pensem em exportar seus produtos e serviços.

Organizações variadas de atuação mundial também podem oferecer oportunidades de trabalho, como ONGs e entidades sociais, entre outras.

No setor público, há espaço em prefeituras, governos estaduais, ministérios e embaixadas, com vagas normalmente preenchidas por concurso.

Diplomatas

Quem quer seguir a carreira de diplomata precisa ser aprovado no concurso de admissão do Instituto Rio Branco, responsável pela formação e especialização dos profissionais dessa atividade específica.

Os aprovados nessa seleção já ingressam na carreira diplomática com o cargo de terceiro-secretário. Depois vêm: segundo-secretário, primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe e ministro de primeira classe (os embaixadores).

Política, direito e economia

Aqui na Católica, os estudantes de Relações Internacionais saem com uma formação sólida em política, direito e economia. Merecem destaque disciplinas como filosofia política, filosofia contemporânea, humanidade, sociedade e ética, empreendedorismo, negociações, comércio exterior, estratégias de negócios, diplomacia, entre muitas outras.

Ficou animado? Pois saiba que nós estamos a sua disposição. Será um prazer ajudar você a dar essa guinada na carreira. Junte-se a nós e venha fazer parte deste time de excelência das Relações Internacionais.