//

Universidade

A Universidade Católica de Brasília (UCB) é a única universidade particular do Distrito Federal. É uma instituição de ensino superior católica, filantrópica e comunitária. A UCB é administrada pela União Brasileira de Educação Católica (UBEC), que foi fundada em 1972, com o objetivo de manter as instituições católicas de ensino, proporcionando uma rede de educação sólida e de qualidade.

Criada em 12 de março de 1974, a Faculdade Católica de Ciências Humanas (FCCH), nome dado a atual UCB na época, foi a primeira unidade de ensino a oferecer três cursos: Economia, Administração e Pedagogia.

Com o passar dos anos, em 1980 a Faculdade organizou-se em uma estrutura de ensino e valores, cuja base se tornava cada vez mais sólida, o que possibilitou a instalação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília (FICB). Em 1984, com o crescimento das ofertas dos cursos de graduação, a Instituição lançou seus primeiros cursos de pós-graduação.

Em 1994, a Católica passou a ser reconhecida pelo Ministério da Educação como Universidade, mantendo em sua essência a promoção do conhecimento, sem se descuidar da espiritualidade baseada na ética cristã. Em 1995 ocorreu a solenidade de instalação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Seguindo seu ritmo de crescimento exponencial, em 1999 a Universidade passou a ofertar o curso de Odontologia e, em 2001, incluiu o Medicina em seu portfólio. Em 2005, deu-se início a atuação estudantil em agências e empresas juniores e o estudante passa a ser o centro das ações. Já no ano de 2019 a Instituição implementou o curso de Medicina Veterinária ao seu portfólio.

Hoje, conhecida carinhosamente por Católica ou apenas UCB, a Universidade Católica de Brasília possui 49 anos de fundação e está presente em 2 Campus no Distrito Federal: Ceilândia e Taguatinga.

Veja:

  • Campus Taguatinga

Criado em 1974, o Campus Taguatinga foi a primeira unidade da Universidade Católica de Brasília, e, atualmente, conta com uma área de cerca de 620.000m² e aproximadamente 116.000m² de área construída. O Campus proporciona aos seus estudantes as melhores instalações e estruturas, com laboratórios de ponta e biblioteca completa, com acervo digital e físico. O Campus também conta com salas inovadoras, salas Google e diferentes espaços de convivência para seus estudantes.

  • Campus Ceilândia

O novo campus em Ceilândia foi inaugurado em 26 de fevereiro de 2019, tem uma estrutura de 15.000m² de área total, funciona onde antes era o Colégio CESAM – Centro Salesiano do Aprendiz, da Inspetoria São João Bosco, uma das províncias fundadoras da UBEC, e é a terceira unidade da Universidade Católica de Brasília. No local são ofertados cursos de graduação.

Cinco Regiões 

A UCB também está presente em todas as regiões do Brasil e, também, nos Estados Unidos da América (EUA) e Japão, por meio da Católica EAD, que oferece cursos a distância.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC) 2021, um dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação superior. A Universidade Católica de Brasília (UCB) conquistou novamente IGC 4 e permanece liderando o ranking entre as instituições de ensino superior privadas do DF e do Centro-Oeste do país.

Na modalidade presencial, possui 2 cursos de Extensão, um Técnico, 16 Tecnológicos, 42 Graduações (Bacharelado e Licenciatura), 05 Pós-Graduações Lato Sensu (especializações e MBAs), 10 Stricto Sensu – Mestrado e 6 Stricto Sensu – Doutorado. Já na modalidade a distância, a Católica oferta 44 cursos de Graduação e 15 de Pós-Graduação Lato Sensu (especializações e MBAs).

Com recursos próprios ou de financiadores externos, a Universidade Católica de Brasília (UCB) tem mais de 100 projetos de pesquisa envolvendo estudantes da Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) e mais de 50 projetos de extensão. A UCB proporciona aos seus estudantes as melhores instalações e estruturas. Além disso, oferece 34 polos a distância espalhados no Brasil e outros 3 nos Estados Unidos da América (EUA) e Japão.

Cultura Organizacional UCB

A Universidade Católica de Brasília tem como missão promover educação integral e compromisso social com valores humanos e cristãos para servir à sociedade.

Ter, até 2027, crescimento sustentável alinhado a uma experiência inovadora de formação integral e à excelência em gestão.

  • Humanismo Solidário
  • Espiritualidade
  • Ecologia Integral
  • Gestão Compartilhada
  • Ética
  • Inovação com Performance

Reitoria

Prof. Carlos Longo, PhD
Reitor
Ver currículo!

Pró-Reitoria

Prof. Me. Weslley Rodrigues Sepúlvida
Pró-Reitor Administrativo
Ver currículo!
Profa. Drª. Adriana Pelizzari
Pró-Reitora Acadêmica
Ver currículo!
Prof. Me. Fellipe de Assis Zaremba
Pró-reitor de EaD
Ver currículo!
Skip to content