Heading

Heading

Bolsas e Financiamentos

Bolsas e Financiamentos

A Bolsa Social é outra iniciativa filantrópica da Universidade Católica de Brasília e está disponível para todos os estudantes da instituição.Quem pode concorrer a uma bolsa social?Os pré-requisitos para concorrer a uma das bolsas são divulgados em edital próprio, a cada semestre. No entanto, entre as exigências, estão:

  • não ter vínculo com outras instituições de ensino, públicas ou privadas;
  • não ter concluído nenhum curso de graduação;
  • atender aos critérios de rendimento acadêmico;
  • comprovar renda per capita de até 3 salários mínimos para bolsas de 50%;
  • não ser beneficiário de bolsas de estudo de origem governamental.

Como é o processo seletivo?

O estudante com interesse em usufruir da Bolsa Social deverá ingressar no Sistema de Seleção de Bolsista Social e realizar a inscrição, fornecendo os dados solicitados e apresentando os documentos requeridos. Poderá ser solicitado ainda uma entrevista com um assistente social designado pela instituição para esclarecimentos sobre o contexto socioeconômico vivenciado pelo candidato. Documentos complementares também podem ser solicitados.

Acompanhe a página no portal da Universidade Católica de Brasília e saiba mais sobre o processo de Bolsa Social

O que é PEU?

O PEU é um programa de financiamento estudantil mantido pela União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora da Universidade Católica de Brasília, entre outras instituições. Ele oferece o parcelamento das mensalidades para que o estudante tenha a oportunidade de cursar a graduação com tranquilidade e organização financeira.

Como funciona o Parcelamento Estudantil UBEC?

O PEU permite que o estudante parcele o valor das mensalidades no dobro do tempo, ou seja, você paga 6 mensalidades em 12 vezes! Isso quer dizer que ao longo do curso você paga apenas 50% do valor total devido e pode se organizar para os semestres seguintes!

Quem pode concorrer a uma vaga no PEU?

Estudantes calouros e veteranos podem solicitar uma vaga no PEU. Assim você tem a chance de cursar uma graduação de qualidade com um parcelamento que atende a sua necessidade.

Como concorrer a uma vaga no PEU?

Os estudantes que precisem de auxílio financeiro para pagar as mensalidades podem preencher o formulário do Parcelamento Estudantil UBEC diretamente no site da Universidade Católica de Brasília, enviar a documentação requerida e aguardar a lista de selecionados. Ficou com alguma dúvida sobre o PEU?

Confira o regulamento.

O que é Prouni?

O Programa Universidade para Todos é mais uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo ampliar o acesso ao ensino superior de qualidade, concedendo bolsas de estudos de 50% e 100% a jovens estudantes. Ele oferece o parcelamento das mensalidades para que o estudante tenha a oportunidade de cursar a graduação com tranquilidade e organização financeira.

Quem pode solicitar uma bolsa do Prouni?

Se você realizou o Enem e tirou uma nota igual ou superior a 450 pontos nas provas e não zerou na redação, pode ser um ótimo candidato a uma bolsa do Prouni! Mas fique atento, pois existem outras exigências a cumprir, como ter cursado o ensino médio totalmente em escolas públicas ou em escolas particulares como bolsista integral, isto é, sem pagar nada. Além disso, é preciso comprovar renda de até 3 salários-mínimos por pessoa na família. As bolsas de estudo de 100% são destinadas aos estudantes com renda per capita de até 1,5 salários-mínimos. Já as de 50% são concedidas àqueles com renda de até 3 salários-mínimos por pessoa da família. Quer saber mais sobre o Prouni? Acesse o site do programa!

É preciso fazer vestibular para concorrer a uma bolsa do Prouni?

Os estudantes inscritos no Prouni não precisam fazer vestibular. O processo seletivo é feito por meio da nota do Enem, que é cadastrada na página de inscrição do Prouni. O sistema faz a classificação dos candidatos e informa quem foi aprovado e quem não. A partir daí, o estudante aprovado procura pela Universidade Católica de Brasília para efetivar a matrícula. Quer mais informações sobre o Prouni? Acesse o site do programa!

Quando as Inscrições estarão disponíveis?

As inscrições do Prouni – Programa Universidade para Todos, para o primeiro semestre de 2022, poderão ser realizadas no site entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

Como faço para realizar minha inscrição no Prouni e escolher a UCB?

Para lhe ajudar, preparamos um passo a passo de como fazer sua inscrição no Prouni. 1º) Acesse o site do Programa: http://prouniportal.mec.gov.br e clique em Fazer inscrição.

Estudantes de todo o Brasil contam com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), um programa do Governo Federal, para financiar os estudos no ensino superior e garantir um futuro de sucesso junto a uma instituição de ensino de qualidade, como a Universidade Católica de Brasília!O que é o Fundo de Financiamento Estudantil?O Fies é um programa do Governo Federal que tem como objetivo conceder financiamento estudantil a quem está ingressando no ensino superior pela primeira vez e precisa de auxílio financeiro para custear as mensalidades da graduação. Recentemente ele foi reformulado para atender a um número maior de estudantes e passou a ser chamado de Novo Fies.

Quem pode concorrer ao Fies?

Estudantes que estejam ingressando na primeira graduação e tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010 são o público que o Fies atende. Quem deseja usar o benefício deve ter tirado média igual ou superior a 450 pontos nas provas do Enem e nota superior a zero na redação. Atualmente, o Fies está subdivido em duas categorias: a primeira concede o financiamento a juros zero para quem comprove renda per capita de até 3 salários mínimos; a segunda confere juros reduzidos ao financiamento e é destinada àqueles estudantes com renda entre 3 e 5 salários mínimos.

Como conseguir o Fies?

Fique atento aos editais do Fies, bem como aos prazos para inscrição e apresentação de documentos! Dúvidas sobre o Fies? Acesse o site do programa e confira em detalhes todos os passos para você aproveitar este benefício!

Confira o Edital.

Mantido pela Fundacred, o CredIES é um programa de crédito estudantil que tem por objetivo facilitar o acesso a financiamentos que auxiliem os estudantes a manter as mensalidades da graduação em dia.O que é CredIESNos mesmos moldes do Fies, o CredIES facilita o pagamento das mensalidades da faculdade por meio da concessão de um crédito estudantil ao aluno, cobrando taxas abaixo das praticadas por agentes bancários, por exemplo.

Como funciona o CredIES?

O estudante interessado em obter o crédito estudantil deve ingressar no site do CredIES e simular o financiamento. Estando de acordo com os valores, ele envia a proposta e aguarda a aprovação de crédito. Todo o processo pode ser acompanhado online para que o estudante saiba quais são os passos para conquistar o seu financiamento e pagar o valor justo pelas suas mensalidades.

Quanto tempo dura o CredIES?

Os contratos são semestrais e podem ser renovados pelo prazo máximo de até 8 anos. Assim você garante sua passagem pela universidade com tranquilidade e paga mensalmente um valor que cabe no seu bolso! Acesse o site do CredIES e entenda melhor como funciona essa modalidade de financiamento estudantil!

Consulte aqui o regulamento.

Quem busca por crédito universitário com juros baixos e fácil acesso encontra no PraValer uma excelente forma de pagar os estudos e iniciar uma carreira de bem com vida e com as finanças!O que é o PraValer?O PraValer é o maior programa de crédito estudantil privado do Brasil e já ajudou mais de 40 mil estudantes a pagar as mensalidades da faculdade. No PraValer, você paga apenas 50% do valor das mensalidades, deixando o restante para pagar no semestre seguinte!

Como funciona o PraValer?

O PraValer é contratado semestralmente e dá ao aluno a oportunidade de dividir as mensalidades em duas. Assim, você só paga 50% do valor contratado, enquanto os outros 50% ficam para o semestre seguinte! A boa notícia é que as parcelas não são cumulativas, o que significa que se você contratar o PraValer por mais de um semestre, seguirá pagando os mesmos 50% da mensalidade até que o contrato se encerre. Isso permite que você pague a universidade no dobro do tempo normal, o que facilita na hora de organizar as finanças e iniciar a carreira!

Como inscrever-se no PraValer?

O processo é bastante simples: acesse o site do PraValer, faça sua inscrição e verifique se você tem o crédito pré-aprovado. Se a resposta for positiva, envie a documentação solicitada para análise e aguarde o resultado. A pré-aprovação é válida por 90 dias, para dar tempo de você realizar todos os processos, inclusive a sua matrícula na Universidade Católica de Brasília! Quer saber mais? Acesse o site do PraValer e faça sua simulação!

Consulte o regulamento

A Universidade Católica de Brasília conta com mais um crédito estudantil: “Crédito Universitário Bradesco”.

  • É uma linha de crédito destinada ao financiamento de cursos de graduação presenciais.
  • Para os estudantes que não possuem conta e querem ter o benefício, basta procurar uma agência do banco e solicitar abertura da conta universitária.
  • O estudante paga cada semestre em 12 meses e o financiamento do próximo semestre só tem início após o pagamento do semestre anterior (até 8 anos para pagamento de um curso de 4 anos).

Informações: (61) 3356-9110, Bloco Central, Sala F19 A/25. E-mail: financiamentoestudantil@ucb.br

Acesse o site do Bradesco Universitário