Entenda como funciona a modalidade de educação a distância

20/12/2022

Mas o que é, exatamente, a graduação a distância?

Na graduação a distância, ou graduação EaD, você estuda on-line, de acordo com seu tempo e de onde quiser. Não precisará se deslocar todos os dias para uma sala de aula física.

Na Católica EAD, você só vai precisar ir até o seu polo presencial três vezes por semestre: uma para a apresentação geral do seu curso e outras duas para a realização de provas. No decorrer do semestre você utilizará a internet para acessar as suas aulas, tirar dúvidas com os professores, acessar conteúdos, materiais e participar de discussões. Para isso, contará com o Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, plataforma que utilizamos.

Como funciona?

É fácil e simples! Basta ter um computador com acesso à internet e você poderá estudar em uma excelente instituição de ensino superior, como a Universidade Católica de Brasília.

Assim, você economizará tempo de deslocamento, custo com transporte, alimentação, dentre outros. Você, ainda, poderá definir os seus próprios horários de estudo, de acordo com o seu ritmo e estilo de vida.

O modelo de educação a distância da Universidade Católica de Brasília tem como princípios pedagógicos o foco na aprendizagem, a prioridade para os processos interativos presenciais e a distância e a construção da autonomia do estudante. Esses princípios orientam as ferramentas e as técnicas pedagógicas com base nas metodologias ativas e nos grupos cooperativos – utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem e em atividades presenciais vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão Universitária.

Os materiais didáticos de cada disciplina estão organizados no ambiente virtual, onde o estudante tem acesso ao plano de ensino e à rota de aprendizagem, livro eletrônico responsivo, slides-shows, testes de verificação, espaços para atividades em fórum e chats. As disciplinas de cada período letivo dos cursos são ofertadas em dois módulos por semestre, correspondendo cada um à disponibilização de duas disciplinas concomitantes.

Ao final de cada módulo são realizadas as avaliações presenciais obrigatórias de cada disciplina, em períodos previamente definidos no calendário acadêmico. Além do encontro inicial de orientação sobre o modelo de EaD e dos avaliativos, há encontros presenciais para atividades temáticas dos cursos e extracurriculares. O sistema de exame dos cursos a distância conta com avaliação presencial obrigatória, que representa 60% da avaliação dos estudantes; e atividades desenvolvidas no ambiente virtual e em práticas extraclasse, que totalizam 40% da avaliação dos estudantes.

Qual é a diferença entre um diploma EaD para um diploma de um curso presencial?

Na Universidade Católica de Brasília, nenhuma! Aqui, o seu diploma EaD terá o mesmo reconhecimento e a validade do diploma presencial. Em termos práticos, será exatamente o mesmo diploma. A estrutura de conteúdos segue igualmente as orientações das Diretrizes Curriculares Nacional e Catálogo Nacional de cursos tecnológicos superiores.

A matriz curricular dos cursos ofertados na EAD é exclusiva por considerar as especificidades nacionais e internacionais de cada local de oferta, neste sentido, não é idêntica a dos cursos presenciais de Universidade, contudo, aborda as mesmas temáticas em formatos diferentes, considerando as especificidades metodológicas da modalidade de oferta a distância.