Como escolher o melhor curso de Direito no Vale do Aço

14/2/2023

Podemos comparar a escolha de um curso superior com a escolha daquela sonhada viagem de férias. Não adianta optar pelo melhor destino se no percurso você tiver problemas com a agência, com a hospedagem ou com a companhia escolhida. No final das contas, por mais que digam que aquele é um dos 5 melhores lugares para passar o verão, você sempre lembrará como uma experiência ruim.

Fizemos essa analogia para mostrar que, mesmo que o curso de Direito seja um dos mais valorizados e bem remunerados, você deve considerar todas as variáveis antes de optar por uma instituição de ensino em sua cidade. Ao contrário da experiência turística, uma aposta ruim pode gerar consequências para toda sua vida profissional, dificultando o desenvolvimento de sua carreira.

Neste artigo, ajudaremos a você a escolher o melhor curso de Direito Vale do Aço. Veja só!

O que analisar na escolha de um bom curso de Direito em Tocantins?

Escolher uma boa faculdade no Vale do Aço para cursar Direito passa por inúmeros critérios. A seguir, reunimos os principais deles:

Estrutura para atividades extras

Uma boa faculdade de Direito deve oferecer uma estrutura adequada para que os estudantes realizem a prática jurídica, com o auxílio de professores. Assim, certifique-se de que ela conta com laboratórios especializados, núcleos de pesquisa, atividades extracurriculares, além de uma biblioteca constantemente ampliada e atualizada.

Corpo docente

O ideal é que os cursos de Direito contem com, no mínimo, 50% de mestres ou doutores em seu corpo docente. Isso garante que os profissionais têm um bom conhecimento teórico e prático, além de uma diversidade de áreas de atuação no mundo jurídico.

Credibilidade no mercado

Bons cursos podem ser avaliados pelo reconhecimento que obtêm junto aos profissionais atuantes no mercado. Isso pode ser medido tanto pelas estatísticas de empregabilidade da instituição, quanto pelo reconhecimento dado por órgãos específicos, como a OAB. O órgão oferece às faculdades um certificado de recomendação, emitido pela Comissão Nacional de Educação Jurídica, que garante a qualidade do curso.

Conceito do curso no MEC

O Ministério da Educação utiliza indicadores de qualidade para avaliar a satisfação dos cursos de ensino superior a critérios como desempenho dos estudantes matriculados no ENADE, organização didático-pedagógica e infraestrutura. Busque faculdades de Direito que possuam bons indicadores.

Matriz curricular atualizada

Existe um conteúdo mínimo que deve ser observado na elaboração da matriz curricular em Direito. Geralmente, as instituições cobrem esse requisito, mas observe se ela vai além e mantém a sua grade curricular atualizada, e qual foi o último semestre dessa atualização.

Por fim, elabore também os seus próprios critérios. O que considera relevante na escolha de uma faculdade, além de todos esses itens? Proximidade com sua residência, localização próxima ao centro da cidade, horários flexíveis, possibilidade de cursar matérias em diferentes turnos podem ser alguns dos parâmetros.

Esperamos ter ajudado a escolher uma faculdade de Direito no Vale do Aço que tenha tudo a ver com você!