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Portal do Estudante

Portal do Estudante

As Atividades Complementares (AC) têm como objetivo enriquecer o processo formativo do estudante, por meio da diversificação de experiências, dentro e fora do ambiente universitário, propiciando o aproveitamento de conhecimentos adquiridos em atividades presenciais ou a distância. Estas estão em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e são obrigatórias para conclusão dos cursos de graduação.

Consideram-se como Atividades Complementares aquelas que tenham cunho acadêmico e que propiciem ao estudante as condições para o desenvolvimento de competências que contribuam para o aprimoramento da formação básica e específica do futuro profissional, bem como a integração com a sociedade e a capacidade de desenvolver ações sociais.

Na UCB as AC dividem-se em duas modalidades principais, conforme figura a seguir:

Entende-se por atividades internas: (a) As desenvolvidas pela UCB no âmbito das Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV), aplicáveis aos estudantes que ingressaram a partir do ano de 2021;(b) Outras atividades acadêmicas promovidas pela UCB (iniciação científica, atuação no Projeto Ser+, participação em grupos de estudo/ligas acadêmicas, atuação no Programa de Monitoria, participação em atividades de representação estudantil – CAs, Atléticas, DCE, participação em eventos acadêmicos – palestras, oficinas, cursos, minicursos, seminários, congressos entre outros).

Já as atividades externas abrangem apresentação de trabalhos, publicação científica, exposição em Mostras, cursos de atualização, estágio não-obrigatório, viagem de estudo, atuação voluntária, representação esportiva, capacitação em instituições conveniadas, entre outros.

De modo a permitir o controle, o aproveitamento, a validação e registro das respectivas horas de AC no histórico/currículo acadêmico dos estudantes, foram estabelecidas premissas básicas e o rol com a carga horária máxima das categorias das AC para os cômputos pleiteados.

Clica aqui e confira os critérios.

Carga horária concedida por categoria

Apresenta-se a seguir síntese das categorias das atividades complementares e sua respectiva carga horária, para cômputo e registro.

Categorias/Trilhas Atividades Horas
Apoio ao Ensino Programa de Monitoria Carga horária total da monitoria*
Atividades de representação discente (Ligas Acadêmicas, CAs, Atléticas, DCE, representante de turma) Até 50 horas
Ser+ Carga Horária total do projeto
Pesquisa Programas de Iniciação Científica 60 horas
Atividades em Grupos de Estudos
Extensão Projetos de Extensão 60 horas
Trabalho Voluntário Continuado 60 horas
Participação em Empresa Júnior 100 horas
Ação Social 10 horas de atividades por evento ou as horas do certificado
Estágios não obrigatórios (fora do componente curricular) 100 horas
Atividades realizadas na UCB (Semanas temáticas / Semana universitária / Jornadas Acadêmicas / Congressos/ Seminários /Simpósios / Palestras, Conferências, Aulas Magnas / Oficinas, cursos de atualização Até 60 horas
Eventos e cursos Atividades realizadas fora da UCB (Semanas temáticas / Semana universitária / Jornadas Acadêmicas / Congressos/ Seminários /Simpósios / Palestras, Conferências, Aulas Magnas / Oficinas, cursos de atualização Até 60 horas
Participação em Audiências, Julgamentos
Eventos culturais
Aprovação em disciplinas eletivas, escolhidas dentre as disciplinas oferecidas nos diversos cursos
Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV) Liderança Horas do certificado, com limite de 40 horas total
Pesquisa
Esporte
Cultura
Espiritualidade
Empreendedorismo
(*) No máximo duas monitorias.
Clique aqui para acessar o nosso tutorial e saiba como solicitar

Programa Propósito de Vida

Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento

O Núcleo de Formação Geral e Humanística, é composto por três unidades curriculares: (1) Relação: princípios e valores; (2) Profissão: competências e habilidades; e (3) Cooperação: humanismo solidário, redes e comunidades.

As unidades curriculares almejam possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de competências pessoais e sociais fundamentais ao longo desta jornada, por meio do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de informações, inclusive com o auxílio de tecnologias de informação e comunicação.

Além das unidades curriculares acima citadas, o Programa oferece TRILHAS DE DESENVOLVIMENTO onde o estudante, ao longo da jornada acadêmica, possa integralizar as horas de atividades complementares em, no mínimo, 2 (duas) trilhas de diferentes atividades.

As vivências das trilhas devem contemplar as fases de sensibilização (presença), formação (proximidade) e atuação (vivências). A escolha das trilhas deve ser de autonomia do estudante a partir da elaboração do seu próprio projeto de vida no âmbito da Unidade Curricular Relação: Princípios e Valores e percorrer todo o percurso do estudante durante o desenvolvimento da graduação.

As Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento fazem parte do PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA e estão distribuídas nos seguintes eixos:

  • CULTURA: Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht). Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.
  • EMPREENDEDORISMO: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao empreendedorismo social. O foco desta trilha é a sensibilidade, formação e atuação dos estudantes na produção de bens e serviços que visam solucionar problemas da comunidade local. As atividades poderão ser operacionalizadas por meio de oficinas, formação de profissionais hands on, hubs de empreendedorismo, conectividade e inovação, além de outros similares.
  • ESPIRITUALIDADE: Oportunizar vivências que estejam direcionadas a fé e interioridade. As ações poderão ser executadas pela Pastoralidade e Apoio Psicopedagógico de cada Unidade de Missão tendo como foco o desenvolvimento pessoal e espiritual dos estudantes da graduação, no intuito de fortalecer a dimensão espiritual na jornada existencial à luz do propósito individual.
  • ESPORTE: oportunizar vivências esportivas, por meio de atividades extensionistas que promovam a cooperação e o fortalecimento de uma vida saudável. As ações poderão estar relacionadas aos cursos da área de Saúde. Sendo assim, esta trilha deve ser executada nas Unidades de Missão que ofertam cursos de Educação Física, Fisioterapia e similares. O foco desta trilha é a promoção do esporte como ponte para escolhas mais conscientes e conectadas com a vida em comunidade.
  • LIDERANÇA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas à transformação, novas conexões e legado. As experiências deverão partir do processo de autoconsciência de quem somos, com que podemos criar e de como nossa profissão pode impactar vidas. O foco desta trilha é a Liderança Transformacional.
  • PESQUISA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao senso crítico, trabalho colaborativo e à disciplina que a pesquisa científica exige. O foco desta trilha é o fomento à pesquisa científica e aos programas de Mestrado.

Mais informações na Sala A 015 ou pelo telefone 3356 9412

De segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 14h às 17h.

Você que é estudante da pós-graduação Lato Sensu da Católica EaD e chegou na reta final da sua jornada acadêmica, precisa agendar sua avaliação final de curso!

Para isso, é preciso que tenha cumprido as seguintes condições:

  1. Ter entregado todas as cópias das documentações pessoais como:
  2. diploma e histórico de graduação
  3. CPF
  4. RG
  5. Comprovante de Endereço
  6. Título de Eleitor
  7. Comprovante de Quitação do Serviço Militar
  1. Ter cumprido todas as disciplinas de seu curso com aprovação, incluindo o TCC (opcional), para quem optou pela inclusão deste.

Confira abaixo o calendário de agendamento das avaliações:

Fevereiro - até 06/02

Março - até 27/02

Abril - até 03/04

Maio -  até 01/05

Junho -  até 05/06

Julho -  até 26/06

Agosto -  até 31/07

Setembro - até 04/09

Outubro - até 25/09

Novembro - até 30/10

Dezembro - até 27/11

Importante: caso não tenha realizado o agendamento nos prazos mencionados acima, o estudante deverá realizar a prova no próximo mês.

Para envio de documentos e agendamento da prova acesse o link:  https://forms.office.com/r/agxeec7Rmg

Acesse o calendário acadêmico e fique por dentro das datas das provas.

Editais da Iniciação Científica e Tecnológicas

A Católica EAD está com inscrições abertas para estudantes que desejam ingressar no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic/CNPq). Serão ofertadas bolsas destinadas aos alunos de graduação, regularmente matriculados, desde que atendam às condições e pré-requisitos estabelecidos nos Editais de Seleção. As inscrições podem ser feitas pela Plataforma de Apoio à Gestão Estratégica – PAGE, disponível na Página da UCB.

INSCREVA-SE AQUI

Edital:

EDITAL PITI/UCB – 93/2020

EDITAL PIC VOLUNTÁRIO – 92/2020

EDITAL PIC/UCB – 91/2020

EDITAL PIBIC/CNPq – 90/2020

EDITAL PIBITI/CNPq – 89/2020

O que é?

Documento que atesta a conclusão de um curso de nível superior.

DIPLOMA DIGITAL:  

Documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais.

O diploma digital está normatizado pela portaria MEC nº 330/2018. Por meio da nova legislação do Ministério da Educação (MEC), a Instituição disponibiliza a emissão e registro do diploma de graduação por meio digital.  Nesse sentido, todos os diplomas da graduação que foram expedidos a partir da data de 31/12/2021 deverá ser disponibilizado em formato digital. O diploma digital tem sua preservação assegurada pela IES por meio de procedimentos e tecnologias que permitem verificar, a qualquer tempo, sua validade jurídica em todo território nacional, garantindo permanentemente sua legalidade, autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade, irretratabilidade, privacidade e interoperabilidade. Isso significa mais agilidade na emissão e verificação de autenticidade do documento.

Saiba mais sobre a emissão e validação do Diploma Digital no site do MEC.

LINKS TUTORIAIS

CONSULTA | DIPLOMA DIGITAL

CONSULTA DIPLOMA

VALIDAÇÃO | DIPLOMA MEC

Como solicitar e quais são os valores?

  • Via digital: gratuita

A via do diploma digital é de forma gratuita e será garantida permanentemente para verificação e autenticidade do documento.

  • Via impressa diploma digital: 100,00

Para adquirir a via impressa do diploma digital se torna necessário realizar uma solicitação junto a central de atendimento ou no portal do aluno “Diploma digital – via impressa”. O pagamento da taxa pela via impressa será através de boleto bancário no valor de R$ 100,00. Após a confirmação do pagamento o prazo para expedição do diploma impresso é de 30 dias e sua retirada deverá ser por meio de agendamento.

Retiradas de diploma – exclusivo para os polos de Brasília

Pensando em proporcionar um atendimento diferenciado e personalizado aos formandos da UCB, elaboramos um canal destinado ao agendamento para retirada de diploma/certificado que se encontra disponível de forma impressa. Desse modo, caso não tenha realizado a retirada do seu diploma/certificado de forma física, realize o agendamento no link abaixo:

CLIQUE AQUI PARA AGENDAR

Diplomas expedidos anteriores a 31 de dezembro de 2021:

Os diplomas de graduação expedidos anteriores a data de 31/12/2021, serão disponibilizados em formato físico.

  • Segunda Via Impressa: 100,00

A segunda via do diploma/certificado se refere aos documentos expedidos de forma física.  A 2ª via de diploma poderá ser solicitada em casos de modificação de dados de registro civil, extravio, dano ou destruição da 1ª via. O prazo para expedição é de 60 dias a contar da confirmação do pagamento.

  • Segunda via digital: 100,00

Para adquirir a segunda via do diploma de graduação em formato digital, se torna necessário a abertura da solicitação de “segunda via – diploma digital”. A representação visual do documento será por meio do site permanentemente, porém as solicitações da via impressa e via digital se trata de solicitações distintas e para cada solicitação será cobrado a taxa de R$ 100,00, o prazo será de 60 dias a contar da confirmação do pagamento.

A segunda via do diploma de graduação em formato digital, se aplica aos diplomas expedidos em formato físico anteriores a data de 31 de dezembro de 2021.

  • Diploma/certificado Lato Sensu e Stricto Sensu

O formato do diploma/ certificado para os níveis de ensino Lato Sensu presencial e EaD, bem como Stricto Sensu permanecerá no formato físico, uma vez que a portaria do diploma em formato digital se aplica apenas para a graduação.

Informações adicionais

Atendimento via WhatsApp: +55 61 3356-9000;

Central de Atendimento: +55 61 3356-9000 – Segunda a Sexta-feira de 8h às 20h40

Atendimento presencial no ATENDE: de segunda a quinta das 08h às 21h | sexta-feira das 8h às 20h.

Atendimento presencial Polo Sede Taguatinga: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Demais polos: A retirada de diploma deverá ser realizada no polo cadastrado. Consulte seu polo clicando aqui.