Tudo sobre o curso de Medicina

20/10/2022

Seu sonho é fazer Medicina? Um dos cursos mais concorridos nos processos seletivos, a graduação em Medicina oferece excelentes possibilidades de carreira e exige dedicação integral e muita disciplina. Saiba mais:

O que se estuda em Medicina?

Na faculdade de Medicina, o estudante tem contato com disciplinas básicas, que expõem os fundamentos do campo, e com matérias introdutórias às diversas áreas de atuação desta carreira, como clínica médica, clínica cirúrgica, dermatologia e obstetrícia, por exemplo.

O currículo do curso de Medicina costuma ser dividido em três etapas distintas. Na primeira, as disciplinas teóricas formam a base de conhecimentos fundamentais para o exercício da profissão. Na segunda, o foco dos estudos está nas doenças, como combatê-las, preveni-las e tratar seus sintomas. Já na terceira etapa, o aluno realiza o estágio e passa a fazer plantão nos hospitais.

Quantos anos dura o curso?

A graduação dura, no mínimo, seis anos (12 semestres), com uma carga horária em torno de 7.700 horas. As aulas costumam ser em turno integral e abrangem disciplinas obrigatórias, optativas e atividades complementares. Como algumas aulas acontecem de manhã e outras à tarde ou à noite, é muito importante levar em consideração a duração desse curso, pois ele exige dedicação total e dificilmente será possível conciliar trabalho e estudos.

Qual é a diferença entre internato e residência?

O internato é o estágio dos estudantes de Medicina e ocorre nos dois últimos anos de faculdade. Seu objetivo é propor a prática de todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Já a residência é uma especialização obrigatória em Clínica Médica, com duração de 2 a 5 anos.

Como funcionam as especialidades?

As especialidades em Medicina chegam a mais de 50 alternativas! Durante o curso, o aluno tem algum contato com cada uma delas. Porém, após cumprir toda a carga horária, caso queira se especializar em determinada área, deve seguir estudando por mais dois anos e avançar com dois anos complementares de residência. Entre as principais especialidades estão Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Anestesiologia, Cardiologia, Ortopedia e Ginecologia e Obstetrícia.

Quanto custa um curso de Medicina?

O valor da mensalidade de Medicina pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas costuma ser um custo alto. Por outro lado, a profissão é extremamente valorizada e promete bons ganhos no futuro, fazendo valer o investimento.

Qual é a nota do curso de Medicina da UCB?

O curso de Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB) foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) e recebeu nota cinco, a avaliação máxima que atesta a qualidade das condições de ensino, pesquisa e extensão, do corpo docente e da estrutura. Saiba mais sobre o curso de Medicina da UCB.