Qual é o salário do analista de sistemas?

14/4/2023

Você sabe o que faz um analista de sistemas? E qual é o salário? Aqui vamos contar tudo sobre a profissão e os ganhos. Fique conosco!

O que faz um analista de sistemas?

Mapeia processos, desenvolve e levanta os requisitos necessários para implantar sistemas, de acordo com as normas e necessidades da empresa, e faz modelagem dedados.

Ele analisa, especifica e seleciona ferramentas e tecnologias de engenharia de software, bancos de dados e linguagens de programação. Sua atuação se dá na coordenação de equipes de produção de software, na realização de perícias e na emissão de laudos e pareceres técnicos nesta área.

A profissão não possui uma regulamentação, mas fazer um curso técnico aumenta consideravelmente suas chances de encontrar um emprego com bom salário. Esta carreira está em ascensão, sendo considerada uma das mais promissoras do mercado.

O analista de sistemas pode atuar em empresas de tecnologia de pequeno, médio ou grande porte, contratado ou autônomo. Também pode ocupar cargos em órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGs), institutos, centros de pesquisa e empresas de planejamento. Pode trabalhar no desenvolvimento de projetos, em assistência técnica ou na área de TI de empresas de outros setores, como bancos, além de prestar consultoria.

Salário do analista de sistemas

Como não existe uma regulamentação para a profissão de analista de sistemas, não há um salário mínimo nacional definido para a categoria. Isso significa que cada estado oferece um valor de pagamentos para a área.

Em média, o salário de um analista de sistemas no Brasil é R$ 3.478. Nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, os salários são até 30%maiores. Um analista de sistemas experiente e com a formação adequada pode ocupar cargos de diretoria e, neste caso, seu salário pode chegar a R$ 57 mil.

Formação

Para conseguir uma oportunidade com salário melhor, o interessado em ingressar na área deve investir em formação. Além das competências técnicas que irá adquirir durante o curso, ele deve saber trabalhar em equipe, atuar de forma profissional e ter inteligência emocional.

Você gostou das informações sobre a carreira do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Entre em contato conosco!