Jornalismo ou Publicidade e Propaganda, o que é melhor para mim?

20/10/2022

O curso de Comunicação Social atrai perfis dinâmicos e versáteis, e oferece diversos tipos de habilitação. É o caso de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, profissões que apesar de pertencerem à mesma área, são bem diferentes entre si. Está em dúvida entre essas carreiras? Saiba mais e entenda a melhor opção para você.

Jornalismo ou Publicidade: qual é a diferença?

Esses cursos têm algumas disciplinas em comum da área de Comunicação, no entanto possuem enfoques diferentes nas disciplinas específicas.

O Jornalismo é focado na investigação de fatos, e o papel do jornalista é zelar pelo direito à informação e entender o impacto que ela tem na vida das pessoas. Seu dia a dia vai além de produzir e divulgar notícias e entrevistas. Ele deve levantar discussões de relevância para a sociedade. Entre suas principais áreas de atuação estão:

• Reportagem;
  • Fotografia;
  • Cinegrafia;
  • Assessoria de comunicação;
  • Edição de textos e imagens.

Já a Publicidade e Propaganda é uma parte da Comunicação aplicada ao objetivo de promover um produto, serviço ou marca. O publicitário atua com campanhas comerciais, realizando planejamento, criação e divulgação das peças publicitárias. Ele pode trabalhar nas mais diversas áreas, entre elas:

• Atendimento;
  • Planejamento;
  • Mídia;
  • Criação;
  • Social Media.

Qual é o perfil de cada profissional?

O Jornalista é um profissional dotado de espírito curioso e observador, proativo, ágil e crítico. É fundamental que tenha facilidade para lidar com pessoas e para se comunicar de forma clara, de modo que a informação seja compreendida pelo público-alvo.

Além disso, ele também deve ser um excelente pesquisador; afinal, a pesquisa é parte constante do seu dia a dia. Como essa é uma área que passou por muitas transformações, o novo jornalista precisa acompanhar a evolução do mercado, atento a novas tecnologias, formatos e conteúdos.

Enquanto isso, a Publicidade atrai o interesse tanto daqueles que têm o lado criativo e sensível mais aflorado quanto dos que são mais analíticos, afinados com planejamento e tino comercial.

A característica mais valorizada no entanto é a criatividade, essencial na criação, mas importante nas demais áreas, desde o atendimento até a mídia. Como o trabalho costuma ser sempre feito em equipe, esse profissional precisa saber ouvir, ser flexível e saber lidar com as pessoas.

O que os cursos propõem?

Na graduação em Jornalismo, o aluno é preparado para atuar de forma crítica e comprometida com a verdade. O ensino foca em disciplinas como teoria da comunicação, produção de textos jornalísticos e edição de vídeos.

Já em Publicidade e Propaganda, o estudante aprende a planejar estratégias de marketing e comunicação e a produzir pesquisas de mercado, além de estudar o comportamento humano, entre outras disciplinas mais técnicas, como fotografia e direção de arte.

E aí, você tem mais perfil para Jornalismo ou Publicidade? Seja qual for a sua escolha, oferecemos excelentes cursos de Comunicação Social, com a qualidade de ensino que você merece!