Como estudar e trabalhar sem perder o controle da faculdade?

8/5/2023

Para muitos, a dedicação exclusiva aos estudos não é uma opção. Seja por necessidade ou pelo objetivo de logo ingressar no mercado de trabalho, profissionais em formação se deparam com a dúvida: como estudar e trabalhar sem que isso prejudique a vida na faculdade?

A boa notícia é que, ainda que desafiadora, a situação não se traduz em uma missão impossível. E é justamente isso o que vamos mostrar neste post ao apresentar a você dicas e opções para quem precisa organizar a rotina e descobrir como ganhar dinheiro extra. Acompanhe!

A organização é a chave do sucesso

Os vários anos de vida escolar contribuem para que um estudante prestes a ingressar em um curso de Ensino Superior entenda como a organização faz a diferença para os resultados.

Ainda que antes você não precisasse saber como trabalhar e estudar sem perder o controle de sua rotina, aprendeu como ter horários e um bom planejamento pode contribuir para o sucesso nos estudos. Basta ter em mente que alunos que se organizam encontram menos dificuldade para cumprir as tarefas de casa em tempo e estudar para provas, por exemplo.

Esse mesmo se aplica agora que é preciso dividir o tempo entre duas atividades de grande importância. Ter uma rotina de estudos bem estabelecida, considerando prioridades e o calendário da faculdade ajudará você a ter clareza do que precisa fazer e quando. Algo que contribui para que você saiba como aproveitar cada momento entre a sala de aula e o dia a dia no trabalho.

Avalie suas opções para os estudos

Outra importante dica para quem ainda não sabe como trabalhar e estudar, é lembrar deque o ensino presencial já não é a única opção. O ensino a distância, o famoso EaD, tem características que o tornam a modalidade ideal para quem tem uma rotina atribulada.

A flexibilidade que permite estudar de qualquer lugar com acesso à internet e montar a própria rotina de estudos é uma realidade que atrai muitos dos que já estão inseridos no mercado de trabalho. É por isso que dados mostram que mais de 75% dos alunos de cursos totalmente EaD trabalham e estudam.

É importante saber que existem também cursos semipresenciais que atendem bem à determinadas áreas de estudo que dependem da aprendizagem prática e, portanto, presencial.

Em todo o caso, se o EaD não for uma escolha interessante para você, ainda é possível buscar cursos no período da noite ou se organizar para buscar uma das opções de trabalho que apresentamos a seguir.

Conheça suas opções de trabalho

Antes do ensino a distância, muitos trabalhadores que estudam optavam por cursos noturnos para que pudessem cumprir suas jornadas de 8h ao longo do dia e se dedicar à faculdade depois. Ainda é possível fazer isso, desde que seja levada à sério a nossa dica sobre a organização como a chave para o sucesso. Mas há outras opções:

Aposte no home office

Você já se perguntou sobre como trabalhar em casa? O home office está em crescimento e já é realidade para metade dos trabalhadores corporativos do país. Além disso, abre espaço para profissionais de outras áreas que possam desempenhar atividades como freelancers.

Assim, você não precisa ter um vínculo empregatício com uma empresa que permita o home office. É possível explorar o mercado e conhecer quais são as demandas por trabalhadores freelancer que correspondem às suas habilidades e conhecimentos.

Busque um trabalho de meio período

Outra dica bastante útil para quem busca saber como trabalhar e estudar, é buscar uma vaga de meio período. É certo que empregos de meia jornada pagam menos, mas podem ser a alternativa para quem depende desse ganho para bancar os estudos e outras despesas.

Invista em seu futuro, faça um planejamento de sua carreira escolha um curso com a sua cara e realize o sonho da graduação.