Como é trabalhar em uma assessoria de imprensa?

5/4/2023

Você certamente já ouviu falar em assessoria de imprensa, mas sabe como é o trabalho de um assessor?

O assessor de imprensa, que geralmente tem formação em Jornalismo ou Relações Públicas, é o profissional com a missão de consolidar a imagem da pessoa, entidade ou organização para a qual presta serviços. Empresas e figuras públicas contratam assessorias de imprensa quando pretendem melhorar ou construir sua reputação por meio da mídia.

Mas ao contrário da publicidade, a assessoria não compra este espaço, de forma que o alcance possui mais credibilidade para o leitor e, portanto, pode trazer melhores resultados ao assessorado. Em longo prazo, esse é um grande investimento para a marca e para a visibilidade de uma empresa ou indivíduo, fortalecendo seu reconhecimento e reputação.

Até alguns anos atrás, a profissão estava limitada à produção textual, mas hoje, esse trabalho não se restringe ao contato com jornalistas. Com a vinda e fortalecimento do meio digital, as atividades do assessor de imprensa se expandiram e passaram a abranger diversas áreas. Confira!

Estratégias de comunicação

A elaboração de um planejamento de divulgação de imprensa, ou seja, um plano que leva em conta qual o público-alvo, quais os veículos e editorias serão utilizados e quais assuntos e pautas serão encaminhados para a imprensa.

Press release

Um dos principais instrumentos da assessoria de imprensa, é a tática para divulgar uma empresa que consiste em reunir informações sobre ela e/ou sobre um serviço, um produto ou campanha em formato de texto ou áudio, que será encaminhado para contatos da imprensa. Se o jornalista tiver interesse pela pauta, ela será utilizada para elaborar sua reportagem.

Acompanhamento de entrevista

O assessor presencia a conversa entre jornalista e cliente; é seu trabalho orientar o porta-voz da instituição ou figura pública para que ele tenha bom desempenho na mídia.

Follow up

É uma estratégia extremamente importante para o assessor de imprensa alcançar bons resultados, mantendo relacionamento mais próximo com as editorias. Trata-se de fazer o acompanhamento com o jornalista, ou seja, de ligar para repórteres e editores com o objetivo de oferecer uma pauta, estabelecer contato e confirmar o recebimento de um e-mail enviado.

Conclusão

Em geral, a carreira de assessor de imprensa é para quem gosta de se comunicar e se relacionar com pessoas. A área exige um perfil proativo, pensamento estratégico e versatilidade para adaptar-se e entender os diferentes canais de contato.

A formação desejável para um assessor de imprensa é em Comunicação Social. Jornalismo e Relações Públicas estão entre os cursos mais buscados por quem planeja se dedicar à área. Nas melhores Universidades, o estudante de Jornalismo tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos de forma prática em agências modelo, laboratórios de informática e audiovisual.

Você tem interesse em atuar na área? Conheça o curso de Jornalismo na Universidade Católica de Brasília.