Como é o mercado de trabalho em Psicologia

2/2/2023

A psicologia estuda o comportamento do ser humano, e isso confere aos profissionais da área um amplo mercado de trabalho. Assim, psicólogos podem orientar seus pacientes em relação à educação, saúde, diagnóstico e tratamento de distúrbios emocionais e doenças mentais. Isso permite a atuação em hospitais, consultórios, escolas e empresas de todos os setores. Para ajudar você a traçar seus planos de carreira, nas próximas linhas, a gente explica melhor algumas das principais possibilidades oferecidas.

Psicologia clínica

Envolve atendimentos individuais ou em grupo, com o objetivo de aliviar o sofrimento psíquico. Isso em clínicas particulares ou instituições dos mais variados perfis.

Psicologia do esporte

Com atuação na área esportiva, diretamente com atletas, técnicos e comissão técnica. O objetivo é lidar com a saúde mental, comportamento cognitivo e motor.

Psicologia do trânsito

Você já tinha ouvido falar dessa área? Pois o psicólogo do trânsito atua nos estudos, ações educativas, engenharia e operação do tráfego. Isso, claro, especificamente no que se refere aos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos, como aqueles testes psicológicos aplicados na hora de tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Psicologia escolar

Trabalha com pesquisa e diagnóstico de alunos e instituições, com participação no processo de ensino e aprendizagem, intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente. O objetivo é ajudar no desenvolvimento de boas práticas e novos procedimentos educacionais.

Psicologia hospitalar

O psicólogo hospitalar trabalha em hospitais atendendo pacientes e familiares nas mais variadas situações. A meta é sempre oferecer suporte em momentos difíceis ligados a doenças.

Psicologia organizacional ou do trabalho

Esse profissional atua mediando a relação entre o homem e as organizações de trabalho. Dentro do setor de recursos humanos, participa de atividades de seleção, treinamento e desenvolvimento de indivíduos e equipes.

Psicologia social

É o campo da psicologia que estuda as pessoas em suas interações sociais. Assim, o psicólogo social pode trabalhar em qualquer área com estudos e pesquisas. Normalmente ocupa vagas em órgãos públicos, ONGs e universidades.

Quer saber mais sobre o curso de Psicologia do Unicatólica? Clique aqui ou entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!