As vantagens de fazer o curso de Direito

2/2/2023

Direito é um dos cursos mais tradicionais do mundo, mas engana-se quem pensa que os profissionais da área estão restritos unicamente a exercer a advocacia. Por ser versátil, ele proporciona diversas possibilidades. Fique conosco e conheça as vantagens de fazer o curso de direito.

O curso de Direito

Ao ingressar na faculdade de direito, o aluno tem contato com uma formação bastante ampla, voltada para as principais ramificações do direito. As aulas são majoritariamente teóricas e o estudante precisará realizar atividades complementares e um estágio curricular, o que lhe permitirá identificar quais segmentos da carreira considera mais interessantes.

Na maior parte das instituições de ensino, a faculdade tem a duração de cinco anos. Depois de formado, o profissional recebe o diploma de bacharel em direito. Para atuar como advogado, podendo atuar em processos em quaisquer áreas, o formando deve ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB).

As vantagens de estudar Direito

Ao cursar Direito, o aluno tem um amplo leque de opções. Ele pode atuar advogando, como autônomo ou como funcionário, mas também como professor ou pesquisador em uma universidade, como diplomata, na área de compliance ou prestando consultoria a empresas.

Outra vantagem de fazer direito está na expansão do mercado de trabalho. Áreas como direito ambiental e direito tecnológico estão crescendo rapidamente, impulsionadas pela preocupação com os impactos na natureza e com as mudanças proporcionadas pelos avanços tecnológicos.

A possibilidade de remuneração alta também é um atrativo da área. Em início de carreira, o profissional recebe, em média, R$ 1.800. Conforme vai ganhando conhecimento e experiência, este valor pode chegar a R$ 30 mil em grandes escritórios ou como juiz.

Conhecer seus direitos e entender a sociedade na qual vivemos é outra vantagem. Os profissionais do direito compreendem situações que, para a sociedade em geral, podem parecer injustas. O conhecimento das leis permite que ele as avalie e intérprete de forma a entender as decisões judiciais. Além disso, ele possui maior clareza ao lutar por seus direitos quando determinados problemas surgem.

A OAB também beneficia os profissionais que possuem sua carteira, com descontos e vantagens em locais como cinemas, teatros, farmácias, planos de saúde, entre outros.